Notícias

Fernando Biral na presidência da SPA gera expectativa de empresários e trabalhadores

Fonte: G1 Santos
 
Mudança na gestão foi vista com surpresa pelo setor. Fernando Biral susbtitui o engenheiro naval Casemiro Tércio Carvalho.
 
 
O novo diretor-presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral, assumiu o cargo, na última terça-feira (28), após o pedido de desligamento do engenheiro naval Casemiro Tércio Carvalho. A mudança na gestão foi vista com surpresa e de formas diferentes pelos empresários e trabalhadores do setor portuário. Eles também já começaram a criar expectativas sobre o futuro do Porto de Santos.
 
O Ministério da Infraestrutura formalizou a indicação de Fernando Biral em ofício encaminhado na terça-feira ao Comitê de Elegibilidade da Companhia que administra o Porto de Santos, após análise feita pela Casa Civil.
 
“Estamos efetivando o nome de um gestor técnico para dar continuidade à política do governo federal de transformação e profissionalização do setor de portos. O Porto de Santos seguirá com uma gestão focada em eficiência, transparência e profissionalismo”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
 
Desta forma, Biral, que era diretor de Administração e Finanças da SPA, assumiu a presidência do Porto de Santos. A mudança na gestão provocou uma expectativa do setor acerca de novas medidas que podem ser tomadas pelo novo presidente.
 
Empresariado
 
Para Bayard Umbuzeiro Filho, presidente da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA), Fernando Biral deve ser a linha atrativa para os empresários.
 
“Pelo seu perfil de gestor e experiência de mercado, o nome de Fernando Biral anunciado para presidir a Autoridade Portuária de Santos indica que o Ministério da Infraestrutura prosseguirá com as ações necessárias ao processo de desestatização da empresa, de modo a torná-la cada vez mais atrativa aos investidores, na linha do que vinha sido realizado”, disse.
 
O Presidente da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Transportadoras de Contêineres (ABTTC), João Ataliba de Arruda Botelho Neto, disse a saída de Casemiro foi uma surpresa.
 
Ele acreditava que o ex-presidente iria concluir as medidas e o planejamento que havia divulgado e que estavam em andamento, como os leilões de áreas portuárias e o novo PDZ. “Agora, é um recomeço com alguém que está na diretoria. Ele é um presidente interino. Aí que está a dúvida e a curiosidade”.
 
Ataliba diz que agora teme que a companhia tome medidas com cunho político. Segundo ele, o antigo presidente tinha credibilidade e apoio do ministro Tarcísio. “O sinal é que muita coisa que havia sido prometida, planejada, vai ser modificada ou poderá ser modificada. Muitas são as dúvidas e, principalmente, agora que o Brasil vive em um momento crítico com uma pandemia e um momento politicamente muito delicado”.
 
Trabalhadores
 
O presidente do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), Everandy Cirino, também considerou repentina a saída de Casemiro, mas considera que a gestão dele não deixará saudade para os trabalhadores. Segundo ele, o ex-presidente se mostrava ‘sempre um tanto deselegante e autoritário, em especial com um grupo de empregados mais velhos e mais experientes’.
 
Com relação ao novo presidente, Fernando Biral, Cirino diz que ele sempre tratou a todos com mais cordialidade e carinho e mantinha um bom relacionamento com as entidades sindicais quando diretor.
 
“Esperamos que, agora como Presidente da Autoridade Portuária de Santos, Fernando Biral, continue a pessoa que vem se mostrando até o momento. Nem sempre poderá atender a todas as demandas encaminhadas pelo Sindicato, mas esperamos que continue com o diálogo aberto e sincero”
 
Já o presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos e Região (Sindestiva), Rodnei Oliveira da Silva, o Nei da Estiva, diz que Casemiro ‘fazia somente o trabalho dos operadores portuários’ e crê que a mudança será benéfica.
 
“O Sindestiva vê com bons olhos a saída de Casemiro Tércio Carvalho do cargo da presidência, pois ele veio a serviço da Capital, fazendo somente o trabalho dos operadores portuários”, criticou o ex-presidente.
 
Histórico do novo presidente
 
Biral é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, especializou-se em Finanças, sendo certificado como CFA® Charterholder. Ele tem experiência como diretor e consultor financeiro de várias companhias em sua carreira iniciada em 1994. Biral foi responsável por mais de 20 projetos para organizações como Embratel, Petrobras, Banco do Brasil, Vale, Grupo Pão de Açúcar, Minerva Foods, Gafisa, entre outras. O executivo é docente da FIA-USP, no curso de pós-graduação Latu Sensu, na área de Recuperação Judicial.
 
Biral ingressou na SPA em abril de 2019. Ele teve como missão otimizar o programa de investimentos da empresa. Entre as ações que liderou, destacam-se a reversão do prejuízo de R$ 468 milhões (2018) em lucro líquido de R$ 87,3 milhões (2019); o aumento da geração de caixa; o Plano de Incentivo ao Desligamento Voluntário; e o equacionamento do déficit histórico do Portus, com a garantia do recebimento dos benefícios por milhares de famílias.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe