Notícias

Após fim da quarentena, navio de cruzeiros reinicia o desembarque de tripulantes no litoral de SP

Fonte: G1 Santos
 
Costa Fascinosa está atracado no Porto de Santos. Cerca de 230 pessoas devem desembarcar e serem repatriadas entre esta terça (28) e sexta-feira (1).
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou o fim da quarentena do navio Costa Fascinosa, que está atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Trinta tripulantes da embarcação foram diagnosticados com o novo coronavírus, sendo que três morreram. Com o fim do isolamento, a companhia resolveu reiniciar o desembarque dos tripulantes que estão no navio. O processo será feito entre esta terça-feira (28) e a próxima sexta-feira (1).
 
Nesta terça-feira (28), um primeiro grupo de quatro tripulantes desembarcou do navio durante a manhã, por volta das 11h. Os quatros tripulantes tem como destino o continente europeu, especificamente a França, Grã Bretanha, Espanha e Romênia.
 
O segundo grupo, composto por 28 pessoas sendo 27 indonésios e um italiano, deve deixar o navio durante a noite desta terça-feira. A expectativa é de que 230 pessoas deixem a embarcação nos próximos dias.
 
O Costa Fascinosa continua com 448 tripulantes a bordo, considerando os quatro desembarcados. Caso a empresa faça a repatriação dos 230 tripulantes, ainda permanecerão 222 pessoas a bordo.
 
De acordo com a Costa Cruzeiros, empresa responsável pelo navio, a embarcação deve ficar mais alguns dias atracada no Porto de Santos para realizar a repatriação de tripulantes para os seus países de origem. O cronograma dos desembarques depende da logística da empresa marítima que é responsável pelo agendamento ou fretamento de voos para o retorno dos tripulantes.
 
Para serem desembarcados, os tripulantes devem ser novamente avaliados clinicamente, para checar a presença de sintomas como febre e tosse, e deverão seguir do Porto de Santos direto para o aeroporto. Entre os que serão repatriados, estão pessoas que testaram positivo para o coronavírus, mas que se recuperaram da doença após a quarentena e, agora, testaram negativo.
 
Costa Fascinosa
 
O navio chegou a Santos com 764 tripulantes e iniciou a quarentena no dia 19 de março. Foram confirmados 30 casos a bordo, sendo 20 com diagnóstico via teste rápido e os outros 10 que passaram por atendimento hospitalar fora do navio. Até o momento, a embarcação conta com 448 pessoas a bordo.
 
No total, 10 tripulantes precisaram ser desembarcados do navio para atendimento emergencial. O último desembarque aconteceu no dia 4 de abril e foi o do médico que morreu no dia 16 deste mês. Outros dois tripulantes morreram por coronavírus no hospital.
 
Três tripulantes seguem internados em um hospital de Santos e quatro foram liberados, entre eles um filipino que foi repatriado no dia 11 de abril. Os outros três que deixaram o hospital seguem para repatriação.
 
O último óbito ocorreu na última sexta-feira (24). A vítima foi um tripulante do sexo masculino, de 44 anos, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital local. O tripulante havia desembarcado no dia 26 de março. A Costa afirma expressar a sua mais profunda tristeza e condolências à família do tripulante.
 
Navios no Porto de Santos
 
Outros três navios da MSC Cruzeiros estão em Santos e realizam desembarques. Nesta terça-feira (28), apenas um tripulante do MSC Seaview deixará a embarcação para ser repatriado. No último domingo (26), foram desembarcados 38 tripulantes, sendo 27 do MSC Seaview, cinco do MSC Musica e seis do MSC Poesia.
 
A companhia está realizando o processo de repatriação dos tripulantes para que possam voltar para os seus países de origem por conta da pandemia do novo coronavírus. Os três navios da MSC já estão há cerca de um mês em Santos, quando a temporada brasileira foi interrompida. Eles não registraram nenhum caso suspeito de Covid-19.
 
Enquanto continua trabalhando para repatriar os tripulantes, a MSC informa que os membros da tripulação permanecerão a bordo dos navios até a confirmação de seus voos, pois os navios oferecem um ambiente seguro e saudável para eles enquanto esperam para voltar para suas casas.
 
Segundo a companhia, nenhum dos navios têm passageiros à bordo, já que todos desembarcaram em março. O MSC Seaview está atualmente com 616 tripulantes, o MSC Poesia com 138 tripulantes e o MSC Musica com 295 tripulantes.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe