Notícias

Vírus devasta mercado de trabalho, diz Ibre

Fonte: Valor Econômico
 
Boletim Macro projeta queda de 10,3% na renda expandida e desemprego de 17,8% este ano


 
A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus deixará uma herança negativa mesmo após a doença ter sido controlada, sobretudo no mercado de trabalho. Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), a taxa de desemprego, a massa salarial e a massa total de renda terão em 2020 o pior desempenho de suas séries históricas, mesmo com as medidas do governo para amenizar a perda de vagas e salários.
 
Na edição de abril do Boletim Macro, antecipado ao Valor, o Ibre estima que, sem as políticas governamentais, a massa de rendimentos ampliada cairia 10,3% no ano. Incluindo as transferências de auxílio emergencial para informais, os benefícios do Bolsa Família e compensação de parte da renda para trabalhadores formais que entrarem na Medida Provisória 936, a redução será de 5,2% – queda mais forte da série elaborada pela entidade, iniciada em 2003.
 
Nessa conta, além da renda do trabalho, são considerados benefícios previdenciários e de assistência social. Já a massa de renda real dos ocupados deve encolher 14,4% em 2020, com recuo de 6,6% da população ocupada e de 8,6% do rendimento médio efetivo. Assim, calcula o pesquisador Daniel Duque, a massa de renda do trabalho terminará o ano 3,2% abaixo do nível do começo da série do IBGE, em 2012.
 
Já a taxa de desemprego do país, medida pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, deve alcançar 17,8% na média anual, vindo de 11,9% em 2019. Este também seria o pico da série retropolada do Ibre para a Pnad, que tem dados desde 1981.
 
Coordenadora técnica do Boletim Macro, Silvia Matos afirma que as medidas do governo são mais efetivas para sustentar a renda do que a ocupação. Isso porque, diferentemente da crise financeira de 2008 e 2009, o choque atual atingirá em cheio o setor de serviços, que concentra 70% da mão de obra e 60% dos trabalhadores informais.
 
“Esta crise é muito diferente e, potencialmente, pode gerar mais destruição de empregos”, disse Silvia, que participou ontem da “Live do Valor ” com o tema Conjuntura em tempos de pandemia. Na transmissão, Silvia falou dos impactos da covid-19 já detectados sobre a economia brasileira e sobre os que estão por vir.
 
O coronavírus atinge o Brasil num momento em que o mercado de trabalho já estava mais frágil, observou ela. O contingente de trabalhadores informais e conta própria com CNPJ subiu, em média, 3% ao ano de 2017 a 2019, destacou, bem acima do ritmo do PIB e do setor formal. “Era um setor que podia ofertar trabalho, a despeito da fraqueza da economia. Agora, a crise bate diretamente nesses segmentos e por isso é difícil que o governo consiga preservar mais empregos.”
 
Por isso, comentou a pesquisadora, as políticas governamentais para atenuar a redução da renda são importantes, já que manter o nível de ocupação é mais complicado. “Provavelmente, não vamos salvar tantos empregos formais [quanto seria possível]”, afirmou.
 
Isso porque, em sua visão, dificuldades para normalizar o processo de implementação das medidas e para garantir segurança jurídica a empresas e trabalhadores fizeram com que o governo “perdesse um pouco de tempo”.
 
De acordo com Duque, os dados de março já começaram a refletir os efeitos econômicos da pandemia. Em seus cálculos, os desempregados representaram 12,7% da força de trabalho no primeiro trimestre, percentual que foi de 11,6% nos três meses terminados em fevereiro. Já o rendimento médio real efetivo ainda deve ter alta de janeiro a março, de 1% ante igual período de 2019, mas terminará 2020 em nível 8,6% menor do que o do ano passado, aponta o pesquisador.
 
“O cenário é de grande perda de empregos e renda. A composição das perdas também dificilmente será homogênea, e será dependente das políticas públicas adotadas”, diz Duque. No mercado formal, ele destaca o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, que possibilita a suspensão do contrato ou redução dos salários, com compensação parcial do governo pelo seguro-desemprego.
 
O governo, menciona o economista, prevê que 70% dos ocupados no setor privado estarão sob esse acordo nos próximos meses, o que corresponde a cerca de 25 dos 35 milhões de empregados nesta categoria. “No entanto, até 15 de abril, apenas 1,7 milhão de trabalhadores estavam sob esse novo regime, colocando em dúvida a escala efetiva que tal política terá”, pondera Duque.
 
No mercado informal, o custo de manutenção das atividades é menor em relação ao setor formal, mas, enquanto a circulação de pessoas estiver restrita, grande parte dos empregos será afetada, comentou ele, ainda que esses postos de trabalho possam ser recuperados após a crise.
 
Para Silvia, é possível pensar em início de normalização do mercado de trabalho brasileiro em 2021, mas esse processo não vai mudar o elevado nível de informalidade na economia. “Infelizmente, em 2021 acho que a gente volta para um patamar nesse sentido, com informalidade ainda mais alta do que quando começou a crise.”


 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe