Notícias

T-Grão entra na luta contra o coronavírus

Fonte: Diário do Litoral
 
Terminal que atua no Porto de Santos começou a produzir equipamento de segurança que ajuda a proteger profissionais da saúde durante procedimentos médicos em pacientes infectados pelo Covid-19.
 
O T-Grão, terminal de granéis que atua no Porto de Santos, começou a produzir no início deste mês um equipamento de segurança que ajuda a proteger profissionais da saúde durante a realização de procedimentos médicos em pacientes infectados pelo Covid-19.  
 
A ideia partiu do médico Fleuri Gomes de Melo Filho, que atua na unidade de terapia intensiva do hospital Beneficência Portuguesa, em Santos.
 
O equipamento, baseado em dispositivos usados em outros hospitais, inclusive na Itália, forma uma espécie de barreira física entre o médico e o paciente, o que propicia a realização de um procedimento chamado Ventilação Não Invasiva (VNI). O método consiste na aplicação de um suporte ventilatório sem recorrer a métodos agressivos, como é o caso da entubação e suas possíveis complicações. 
 
"A ventilação não invasiva funciona bem para pacientes que sofrem com insuficiência de oxigênio (hipoxemia), só que no caso do coronavírus, o risco de contágio da equipe durante a realização desse procedimento é muito grande porque o paciente pode espirrar, tossir e isso vai para o ar. Mas, esse equipamento que estamos produzindo forma uma barreira, o que torna a realização da VNI viável de novo", explica Fleuri.  Para produzir o dispositivo são necessários apenas canos de PVC e plástico filme. Assim, é confeccionada uma espécie de caixa que isola o contato de risco entre profissionais da saúde e o paciente infectado. 
 
Os dois primeiros protótipos já estão sendo testados no hospital Beneficência. Um deles foi usado em um paciente de 50 anos que estava no limite para ser entubado, mas respondeu bem à VNI e em breve pode ter alta, segundo o médico.
 
 
T-GRÃO
 
Para produzir os equipamentos, Fleuri mostrou o projeto para os diretores do terminal. Eles reuniram alguns funcionários e disponibilizaram um espaço para a produção. 
 
"Foi muito legal ver a dedicação dos funcionários na construção do equipamento. Estão todos muito felizes por poder participar disso. Adquirimos mais material e a previsão é que sejam produzidos mais 100 dispositivos que serão colocados à disposição da Prefeitura de Santos e de outros hospitais", explica Antonio Braz Filho, um dos diretores do T-Grão. 
 
Fleuri disse que todo o esquema de montagem será em breve disponibilizado na internet para que pessoas em outras cidades também possam fazer os equipamentos e unir forças no combate  ao coronavírus. 
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (1)

Thaís Cristina Moreira Mendes
Data: 20/04/2020 - 16h48
Muito bacana a ideia. Gostaria de saber se já foi disponibilizado o modelo na internet, para que possa ser executado em outras cidades.

Compartilhe