Indústria marítima pede livre circulação de tripulações

Fonte: Portos e Navios

Cerca de 90% do comércio mundial são transportados por via marítima, mas um bloqueio cada vez maior em muitos países e viagens aéreas suspensas interromperam as cadeias de suprimentos, especialmente para os armadores que dependem da livre circulação de tripulações para manter os navios em movimento.

A Câmara Internacional de Navegação (ICS) e a Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte (ITF) disseram em uma carta ao G20 que há 1,2 milhão de marítimos trabalhando, com 100 mil tripulantes precisando ser rotacionados a cada mês.

Ambos os órgãos pediram cooperação entre agências da ONU, governos e companhias aéreas para permitir a troca de tripulações em navios.

Em março, os ministros da energia do G20 se comprometeram a garantir a operação contínua das redes de logística que formam a espinha dorsal das cadeias de suprimentos globais, sem comprometer os esforços para impedir a propagação do coronavírus.