Notícias

Cinco cruzeiros com mais de 2 mil tripulantes seguem 'presos' no Porto de Santos

Fonte: G1 Santos
 
Empresas buscam soluções para desembarcar os tripulantes e repatriá-los ao país de origem. Temporada de cruzeiros foi interrompida por causa do coronavírus.


 
Cinco cruzeiros que seguem atracados no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, buscam formas de desembarcar e repatriar os mais de dois mil tripulantes que continuam a bordo dos navios nesta terça-feira (7). A pandemia do novo coronavírus fez com que as operadoras interrompessem temporariamente suas operações pelo Brasil e pelo mundo.
 
O Costa Fascinosa, segundo a operadora, conta com 679 tripulantes a bordo, sendo que 40 pessoas estão com sintomas de Covid-19. Dez tripulantes estão internados em um hospital em Santos, sendo que sete estão com a doença.
 
A embarcação de luxo Scenic Eclipse, segundo a Anvisa, segue com 107 tripulantes e nenhum caso suspeito. Já segundo a MSC Cruzeiros há 683 tripulantes no Seaview, 185 no Poesia e 351 no Musica. Nenhum deles tem casos suspeitos da doença e devem desembarcar tripulantes para repatriação.
 
O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Casemiro Tércio Carvalho, conversou com a TV Tribuna e falou sobre o que está sendo feito com os tripulantes das cinco embarcações.
 
"O que estamos fazendo como autoridade portuária, coordenados pela Anvisa, a autoridade sanitária que coordena o protocolo do Plano de Contingência do Porto de Santos para esse assunto, é encaminhar essas pessoas para os aeroportos, com colaboração do Ministério das Relações Exteriores, da Anvisa das companhias de navegação, afretando as aeronaves e voos para esses passageiros".


 
MSC Cruzeiros
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que acompanha desde segunda-feira (6) a atracação de navios de cruzeiros que estavam em fundeio no Porto de Santos. Os navios da MSC Cruzeiros já estavam parados e sem passageiros desde meados de março, quando a temporada foi encerrada no Brasil em razão da pandemia do coronavírus.
 
A MSC interrompeu novos embarques até o dia 29 de maio, liberou a tripulação e comprou passagens aéreas para que retorne para casa. A empresa explica que está trabalhando para encontrar soluções para que todos tripulantes viajem com segurança, fretando voos quando necessário. Os desembarques acontecem de acordo com o horário de voo, já que devem seguir direto para o aeroporto.
 
Enquanto isso não é possível, os tripulantes podem permanecer a bordo do navio, em um ambiente seguro e saudável. A MSC afirma que toma medidas adicionais desde o dia 24 de janeiro, incluindo triagem frequente por câmeras térmicas, higienização profunda, aumento da desinfecção contínua de áreas públicas e política restrita para negar acesso a qualquer pessoa que possa estar em risco.
 
A companhia informou que continua acompanhando o desenvolvimento do coronavírus e que os navios permanecerão em Santos até ter uma definição de quando irão para a Europa retomar as operações.

 
Costa Fascinosa
 
O Costa Fascinosa atracou no Porto de Santos no dia 28 de março e permanece de quarentena até o dia 19 de abril após identificação de novos casos suspeitos - 40 tripulantes estão com sintomas do novo coronavírus. Esta é a única embarcação em Santos com casos suspeitos. Até o momento, 75 brasileiros saudáveis foram liberados para ir para casa e 10 tripulantes foram desembarcados para atendimento hospitalar, incluindo um médico da equipe.
 
A embarcação recebeu autorização para se deslocar para a barra do Porto de Santos, área destinada para navios que estão em fundeio, para realizar manutenções obrigatórias exigidas pelas autoridades portuárias e Marinha. Em seguida, o navio deve atracar novamente no Porto para que a Anvisa continue a monitorar a situação.

 
Scenic Eclipse
 
A embarcação de luxo Scenic Eclipse chegou à barra de Santos na última quinta-feira (2), onde ficou fundeada enquanto aguardava autorização para atracar no porto. Após receber autorização da Anvisa, o navio acessou o cais e atracou no terminal 33 da margem direita do Porto de Santos na sexta (3).
 
A embarcação não está em quarentena, pois não registrou sintomas a bordo e permaneceu no mar, sem atracar em nenhum porto, por 26 dias.
 
O Scenic Eclipse recebeu autorização para desembarcar 54 tripulantes até quarta-feira (8) e repatriá-los imediatamente. Até a última atualização, 21 já haviam sido liberados. A embarcação chegou com 128 tripulantes a bordo e sem nenhum passageiro, pois não estava operando para viagens desde o início de março.
 
A situação está prevista na Portaria 47/2020 da Casa Civil que permite o desembarque de estrangeiros somente para atendimento de urgência ou retorno por via aérea para seus países.
 
A previsão, segundo a operadora, é que o navio retorne à Europa nesta quarta-feira com 72 tripulantes.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe