Notícias

Casos suspeitos de coronavírus a bordo de cruzeiro em SP sobem para 31

Fonte: G1 Santos
 
Embarcação está em quarentena no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Três passageiros e sete tripulantes já foram confirmados com Covid-19.
 
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou na tarde desta quarta-feira (1º) que mais dois tripulantes serão desembarcados do navio Costa Fascinosa por suspeita de estarem infectados com o novo coronavírus. O número de casos suspeitos a bordo do navio, até o momento, é de 31 tripulantes com sintomas. A embarcação permanece em quarentena no Porto de Santos, no litoral de São Paulo.
 
O desembarque segue todos os protocolos da Anvisa e atende as regras de quarentena, nas quais somente casos urgentes podem ser desembarcados para assistência à saúde. De acordo com a agência reguladora, os novos desembarques já foram comunicados para as autoridades competentes do município, do Estado e também para a autoridade portuária.
 
Com isso, já são nove os tripulantes desembarcados do navio por suspeita de coronavírus e necessidade de atendimento de urgência. Dos sete tripulantes que já haviam sido encaminhados para serviços de saúde na semana passada, todos tiveram resultado positivo para Covid-19.
 
A quarentena, que iria até o último sábado (28) e foi iniciada a partir de um caso confirmado do novo coronavírus em uma passageira, começou a contar novamente na segunda-feira (30) após o surgimento de casos sintomáticos a bordo. No total, três passageiros e sete tripulantes da embarcação foram confirmados com a doença.
 
A contagem da quarentena, de 14 dias, recomeça a cada vez que um novo caso surge. Na prática, segundo a Anvisa, significa que o período de bloqueio da embarcação segue em vigor e não tem prazo para acabar.
 
Na segunda-feira (30) eram 35 tripulantes com suspeitas da doença e, de acordo com a Anvisa, a redução se deve aos novos desembarques e aos tripulantes que não apresentam mais sintomas.
 
Nova inspeção
 
A Anvisa deverá realizar uma nova inspeção a bordo do Costa Fascinosa assim que for iniciado o uso dos testes rápidos de Covid-19 que já estão na embarcação. Para que isso aconteça, o navio ainda precisa apresentar um plano detalhado do procedimento que será seguido. A primeira inspeção foi feita na última segunda-feira (30).
 
A embarcação está em quarentena no Porto de Santos desde o dia 19 de março e nenhum tripulante pode desembarcar do navio a não ser para atendimento de urgência em serviço hospitalar. A embarcação permanece com 755 tripulantes a bordo.
 
Costa Fascinosa
 
Segundo a Costa informou ao G1, a última viagem da temporada do Costa Fascinosa foi um mini cruzeiro de três noites, que partiu dia 14 de março de Santos, com passagem por Ilhabela e Balneário Camboriú, até o desembarque que também ocorreria na cidade de Santos, no dia 17. Desde então, o navio permaneceu fundeado na barra do Porto de Santos, sem operar, devido ao encerramento antecipado da temporada de cruzeiros no país por conta da pandemia.
 
Até a tarde desta quarta-feira (31), sete tripulantes já haviam sido desembarcados do navio para serem hospitalizados. Três deles desembarcaram na sexta-feira para atendimento médico local. Eles foram removidos por um serviço de lancha médica marítima. São de nacionalidade filipina (2) e indiana (1).
 
Anteriormente, outros quatro tripulantes já haviam desembarcado do navio. Foram dois no dia 24, ambos filipinos e mais dois desembarcados no dia 25 (um filipino e um indonésio).
 
No sábado (28), o navio Costa Fascinosa saiu da área de fundeio da Barra para o Píer 25, no Porto de Santos. Há um médico da Costa Cruzeiros a bordo que é responsável por avaliar as condições de saúde dos tripulantes. Além disso, a Costa afirma manter os mais altos padrões de higienização e limpeza a bordo.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe