Notícias

Anvisa estabelece exigências para navio com 35 tripulantes suspeitos de coronavírus no Porto de Santos, SP

Fonte: G1 Santos
 
Lista de exigências foi feita após inspeção realizada na segunda-feira (30). Embarcação deverá permanecer em quarentena por tempo indeterminado.
 
Após inspeção realizada na segunda-feira (30), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, nesta teça-feira (31), que estabeleceu uma série de determinações que devem ser cumpridas a bordo do navio Costa Fascinosa, que tem 35 tripulantes com suspeita de coronavírus. A embarcação permanece em quarentena no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, e nenhum tripulante pode desembarcar.
 
Além destes casos suspeitos, o navio já teve outras sete pessoas desembarcadas por apresentarem sintomas do novo coronavírus, entre quinta (26) e sexta-feira (27). Ao todo, são 757 tripulantes que estão a bordo. O Costa Fascinosa está atracado no Terminal Marítimo de Passageiros (Concais) com acesso restrito às equipes de Saúde.
 
As exigências (veja lista abaixo) são resultado da inspeção que técnicos da agência fizeram a bordo do navio e, segundo a Anvisa, já foram enviadas para a empresas responsável pela embarcação. A situação do navio está sendo monitorada diariamente e ainda não há nova inspeção agendada, o que vai depender da evolução dos casos a bordo.
 
Durante a inspeção realizada na segunda-feira, onde foram analisadas as condições de isolamento da tripulação (assintomáticos e sintomáticos) e outros fatores, o navio também recebeu kits para teste rápido de Covid-19, mas deverá aguardar a orientação da Anvisa para iniciar os exames.
 
Confira a lista de determinações da Anvisa para o Costa Fascinosa:
 
• Isolamento de todos os tripulantes com sintomas, ainda que sem febre. Ou seja, tripulantes com qualquer sintoma respiratório (tosse, congestão nasal, dor de garganta, coriza, dispneia, entre outros) com ou sem febre devem ficar em ala específica de casos suspeitos.
 
• Todos os casos suspeitos devem ser colocados em quartos com varanda.
 
• Reforçar diariamente por meio de aviso sonoro a obrigação de distância obrigatória de 2 metros entre as pessoas.
 
• Pulverizar com detergente apropriado todas as embalagens recebidas, antes da entrada na embarcação, para distribuição ou armazenamento interno. Isso inclui as embalagens de alimentos, produtos de higiene, medicamentos e materiais de limpeza.
 
• Orientar tripulantes a limpar as embalagens dos produtos de limpeza logo após o seu uso ou fornecer luvas descartáveis para a limpeza de cada cabine.
 
• Utilizar álcool 70% para a limpeza de corrimãos e botões de elevadores.
 
• Isolar todos os bebedouros da embarcação e providenciar garrafas individuais para cada tripulante.
 
• Manter os dispensadores de papel toalha e sabonete líquido abastecidos.
 
• Fornecer Equipamento de Proteção Individual para a equipe de lavanderia do navio. Essa equipe deve manter braços e pernas cobertas e utilizar máscara, luvas, óculos e toucas para o manuseio de roupas, lençóis, toalhas e panos de limpeza.
 
• Enviar diariamente para a equipe da Anvisa a comprovação de medição de temperatura dos tripulantes e o mapa de localização das cabines dos tripulantes com sintomas e dos sem sintomas.
 
• Desinfetar sistemas de ar condicionado seguindo o plano de limpeza do Covid-19 e trocar filtros do sistema de ar que abastece a cozinha e cabines.
 
Quarentena recomeçou
 
A quarentena do Costa Fascinosa, que iria até o último sábado (28) e foi iniciada a partir de um caso confirmado do novo coronavírus em uma passageira, começou a contar novamente no domingo (29) após o surgimento de casos sintomáticos a bordo. Posteriormente a confirmação da passageira com Covid-19, a Anvisa afirma que teve mais duas confirmações de passageiros que estiveram no cruzeiro.
 
A contagem da quarentena, de 14 dias, recomeça a cada vez que um novo caso surge. Na prática, segundo a Anvisa, significa que o período de bloqueio da embarcação segue em vigor e não tem prazo para acabar.
 
Conforme a legislação em vigor, o desembarque nestas condições é permitido somente em caso de necessidade de atendimento hospitalar. Até o momento, dois tripulantes do Costa Fascinosa que desembarcaram pra atendimento hospitalar deram positivo para Covid-19.
 
Costa Fascinosa
 
Segundo a Costa informou ao G1, a última viagem da temporada do Costa Fascinosa foi um mini cruzeiro de três noites, que partiu dia 14 de março de Santos, com passagem por Ilhabela e Balneário Camboriú, até o desembarque que também ocorreria na cidade de Santos, no dia 17. Desde então, o navio permaneceu fundeado na barra do Porto de Santos, sem operar, devido ao encerramento antecipado da temporada de cruzeiros no país por conta da pandemia.
 
Até a tarde desta terça-feira (31), sete tripulantes já haviam sido desembarcados do navio para serem hospitalizados. Três deles desembarcaram na sexta-feira para atendimento médico local. Eles foram removidos por um serviço de lancha médica marítima. São de nacionalidade filipina (2) e indiana (1).
 
Anteriormente, outros quatro tripulantes já haviam desembarcado do navio. Foram dois no dia 24, ambos filipinos e mais dois desembarcados no dia 25 (um filipino e um indonésio).
 
No sábado (28), o navio Costa Fascinosa saiu da área de fundeio da Barra para o Píer 25, no Porto de Santos. Há um médico da Costa Cruzeiros a bordo que é responsável por avaliar as condições de saúde dos tripulantes. Além disso, a Costa afirma manter os mais altos padrões de higienização e limpeza a bordo.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe