Notícias

Sindicatos vão oferecer estrutura para leitos

Fonte: Valor Econômico
 
Colônias de férias, clubes, chácaras e ambulatórios serão colocados à disposição de governos municipais e estaduais
 
As maiores centrais sindicais do país se articulam para colocar suas estruturas à disposição de governos municipais e estaduais para ajudar no combate ao coronavírus.
 
Segundo Miguel Torres, presidente da Força Sindical, a ideia é que hoje as centrais tenham pronto o mapeamento de cerca de 5.000 leitos pelo Brasil, já disponíveis em colônias de férias, clubes, chácaras e ambulatórios pertencentes aos sindicatos. A intenção é que outros equipamentos, como quadras e estacionamentos, também possam ser colocados à disposição, disse Torres após participar de reunião virtual com os representantes das centrais na sexta-feira.
 
A Força fez um comunicado aos filiados para que aqueles que tiverem disponibilidade de contribuir informem as respectivas secretarias de Saúde da cidade ou Estado. Demonstraram interesse até o momento os sindicatos de metalúrgicos de São Paulo, Osasco e Grande Curitiba, além dos borracheiros da Grande São Paulo.
 
Torres, que também é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, disse que a entidade colocará à disposição uma colônia de férias na Praia Grande (litoral), com cerca de 500 camas, que poderiam ser usadas para abrigar pacientes em casos de baixa complexidade, além de um clube de campo em Mogi das Cruzes, com cerca de cem leitos. “Acho que ajuda, porque a maioria dos Estados e municípios está construindo estruturas emergenciais e nós já temos algumas coisas prontas, é um serviço para população, que é quem mantém os sindicatos”, diz.
 
O Sindicato dos Comerciários da cidade de São Paulo, filiado à União Geral dos Trabalhadores (UGT), vai oferecer cerca de 200 leitos em sua colônia de férias na Praia Grande, além de mais 80 em uma unidade em Cotia. “Vamos fazer articulação para que cada entidade fale com o prefeito, o governador, para que a gente possa colocar à disposição da sociedade uma estrutura que foi construída com dinheiro do trabalhador”, diz Ricardo Patah, presidente da UGT.
 
A Central Única dos Trabalhadores (CUT), com 3.960 filiados, também vai orientar os sindicatos a colocar à disposição do poder público instalações para atendimento da população durante a pandemia de coronavírus. Em nota, informou que as entidades que tiverem instalações como leitos de colônia de férias, quadras, clubes, ambulatórios serão orientadas a entrar em contato com autoridades locais.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe