Notícias

Anvisa inspeciona navio com 35 tripulantes suspeitos de coronavírus em Santos; sete estão internados

Fonte: G1 Santos
 
Navio Costa Fascinosa está atracado no Porto de Santos desde o último sábado (28).
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza uma inspeção, nesta segunda-feira (30), no navio Costa Fascinosa, que tem 35 tripulantes com suspeita de coronavírus. A embarcação está atracada desde sábado (28) no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, e foi impedida pela Justiça de desembarcar os tripulantes monitorados com a suspeita da doença.
 
Além destes casos suspeitos, o navio já teve outras sete pessoas desembarcadas por apresentarem sintomas do novo coronavírus, entre quinta (26) e sexta-feira (27). Ao todo, são 757 tripulantes que estão a bordo. O Costa Fascinosa está atracado no Terminal Marítimo de Passageiros (Concais) e segue em quarentena, com acesso restrito às equipes de Saúde.
 
A inspeção feita a bordo do navio foi realizada para avaliar a situação dos tripulantes e condições de isolamento. Os trabalhos começaram por volta das 9h30 e encerrou-se às 12h30. Não houve nenhum desembarque e todos os tripulantes com sintomas permanecem a bordo.
 
Segundo a Anvisa, na inspeção foram analisados os seguintes itens:
 
• Condições de isolamento da tripulação (assintomáticos e sintomáticos)
 
• Procedimentos de limpeza e desinfecção das áreas do navio
 
• Funcionamento do sistema de alimentação nos quartos, já que toda a tripulação está se alimentando nas cabines
 
• Sistema de climatização
 
• Rotina de preparo dos alimentos e de lavagem das louças e utensílios de cozinha
 
• Procedimentos para lavagem das roupas de cama e banho e roupas de uso pessoal
 
Por meio de nota, a Anvisa informou que desde o dia 19 de março, quando foi determinada a quarentena na embarcação, a tripulação é mantida nas cabines e sem acesso a áreas comuns e que eles só saem com a aprovação do comandante e após justificativa.
 
Ainda conforme o órgão, a temperatura de toda a tripulação é verificada duas vezes ao dia e os resultados que causarem alerta serão informados à Anvisa pelo sistema de notificação. Medidas foram implementadas para segurança desses tripulantes, como o fornecimento de alimentação, que é feito na porta de cada cabine, para que não haja movimentação de pessoas no navio.
 
Além disso, o ar condicionado também não é usado para recirculação de ar. Segundo a Anvisa, há troca de ar o tempo inteiro dentro da embarcação. Ainda de acordo com a nota, eles ainda não estão autorizados a desembarcar no Porto de Santos.
 
Costa Fascinosa
 
Segundo a Costa informou ao G1, a última viagem da temporada do Costa Fascinosa foi um mini cruzeiro de três noites, que partiu dia 14 de março de Santos, com passagem por Ilhabela e Balneário Camboriú, até o desembarque que também ocorreria na cidade de Santos, no dia 17. Desde então, o navio permaneceu fundeado na barra do Porto de Santos, sem operar, devido ao encerramento antecipado da temporada de cruzeiros no país.
 
Por conta da confirmação de um caso da Covid-19 em uma passageira que esteve no navio, a embarcação estaria de quarentena até este sábado (28), porém o período foi estendido. Posteriormente a confirmação da passageira com Covid-19, a Anvisa afirma que teve mais duas confirmações de passageiros que estiveram no cruzeiro.
 
Até a tarde desta sexta-feira (27), a Anvisa informou que sete tripulantes já haviam sido desembarcados do navio e foram hospitalizados. Três deles desembarcaram na sexta-feira para atendimento médico local. Eles foram removidos por um serviço de lancha médica marítima. São de nacionalidade filipina (2) e indiana (1).
 
Anteriormente, outros quatro tripulantes já haviam desembarcado do navio. Foram dois no dia 24, ambos filipinos e mais dois desembarcados no dia 25 (um filipino e um indonésio).
 
No sábado (28), o navio Costa Fascinosa saiu da área de fundeio da Barra para o Píer 25, no porto de Santos. O navio segue em quarenta voluntária. Há um médico a bordo, da Costa Cruzeiros, responsável por avaliar as condições de saúde dos tripulantes. Além disso, a Costa afirma manter os mais altos padrões de higienização e limpeza a bordo.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe