Paralisação da estiva será decidida nesta segunda (23)

Fonte: Diário do Litoral

Inicialmente, sindicato e trabalhadores haviam entrado em acordo e fariam reunião na última sexta-feira, mas adiaram o debate

A assembleia que estava marcada para a útlima sexta-feira (20) e que definiria se os estivadores seguirão atuando, ou não, no Porto de Santos, foi adiada para esta segunda-feira (23). A paralisação pode ocorrer devido ao receio de contaminações do coronavírus que podem acontecer dentro do polo industrial portuário.

Na quarta-feira (18), o sindicato dos estivadores promoveu uma reunião onde debateu a possibilidade de paralisar as atividades dos profissionais por tempo indeterminado. Após o sindicato dos estivadores e diversos integrantes da categoria terem expressado preocupação e considerarem a possibilidade de abandonar os postos no Porto de Santos perante os perigos da pandemia de coronavírus, o Ministério da Infraestrutura e pessoas responsáveis pelas operadoras do cais decidiram intervir e pedir que os trabalhadores sigam atuando no cais santista.

A 'batida de martelo' sobre eventual paralisação, ou não, dos trabalhos no Porto foi adiada para a última sexta-feira (20), mas a categoria decidiu postergar a discussão novamente, desta vez, para segunda-feira. Em vídeo, o presidente do sindicato, Nei da Estiva, afirmou que a nova reunião ocorrerá a partir das 9h na frente do sindicato.

"Vamos discutir haja visto o risco que os trabalhadores estão correndo no maior Porto da América Latina", afirmou.

A primeira movimentação dos trabalhadores em relação a uma eventual paralisação ocorreu no começo da noite de terça-feira (19), quando uma nota emitida pelo sindicato circulou entre os estivadores de Santos.

No informativo, os trabalhadores do Porto, através do Sindestiva, afirmaram estar preocupados não só com os seus trabalhadores e familiares, mas com toda a população da Baixada Santista devido à pandemia que foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A categoria realizou uma reunião logo nas primeiras horas de quarta-feira, mas nada foi decidido.