Notícias

Cruzeiro sai do Porto de Santos mesmo após recomendação do Ministério da Saúde

Fonte: G1 Santos
 
Ministério da Saúde havia orientado adiamento de cruzeiros turísticos no país. Cruzeiro saiu do Porto de Santos nesta segunda-feira (16).


 
Apesar das orientações do Ministério da Saúde em adiar os cruzeiros turísticos por tempo indeterminado para evitar aglomeração de pessoas, o MSC Seaview saiu nesta segunda-feira (16) do Porto de Santos, litoral de São Paulo. O navio tem capacidade para levar 5.331 hóspedes e é o maior da temporada brasileira de cruzeiros. Companhia afirma estar tomando medidas de prevenção.
 
Na sexta-feira (13), o Ministério da Saúde havia determinado que a realização de cruzeiros turísticos em toda a costa do Brasil fosse adiada por tempo indeterminado. A medida teria sido definida, segundo o secretário de vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, porque "os cruzeiros são ambientes de confinamento com muita proximidade entre os turistas, e muitos deles são internacionais."
 
Porém, um dia após o anúncio dessa determinação, a Secretaria de Vigilância em Saúde publicou uma errata sobre os cruzeiros no Brasil, na qual retirou a recomendação de proibição para "revisão e ajuste".
 
Diante disso, a MSC afirma que resolveu manter o cruzeiro. A companhia diz que há mais de um mês, realiza um grande número de ações positivas e preventivas globalmente para garantir a saúde e a segurança dos hóspedes e tripulantes, além de ter implantado uma política de embarque muito mais rigorosa. Segundo a companhia, está sendo negado o embarque de qualquer pessoa proveniente de áreas de alto risco e realizada uma rigorosa triagem antes do embarque.
 
A bancária Lidia Castro Alonso, de 54 anos, viajaria no cruzeiro com cinco idosos. De acordo com ela, considerando a pandemia do coronavírus, o grupo desistiu da viagem. "Não tínhamos como correr esse risco. Na verdade acho que o navio não deveria nem sair, porque vai no oposto do que está sendo recomendado pelo Ministério da Saúde. Pessoas vindo de tudo quanto é lugar, grupos grandes, todo mundo aglomerado", relata.
 
Lidia relata que compareceu no local de embarque nesta segunda e que ainda não conseguiu receber o reembolso da viagem. "Acredito que houve preocupação com os lucros e não com a orientação da segurança dos passageiros", diz a bancária.
 
O G1 entrou em contato com o Concais, questionando medidas de prevenção no embarque e desembarque de passageiros deste cruzeiro, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
 
Avaliação
 
Segundo a MSC, pessoas com sinais ou sintomas de doença como febre (≥37,5 C ° / 99,5 F °), estado febril, calafrios, tosse ou dificuldade para respirar, não podem embarcar. As mesmas regras se aplicam aos seus acompanhantes de viagem.
 
Qualquer pessoa que, dentro de 14 dias antes do embarque, tenha tido contato próximo ou tenha ajudado a cuidar de alguém com suspeita ou diagnosticado com coronavírus ou que esteja atualmente sujeito a monitoramento de saúde por possível exposição ao novo coronavírus, terá o embarque negado. A MSC Cruzeiros afirma que conduziu e continua realizando triagens pré-embarque por câmeras térmicas para identificar pessoas que possam estar em risco.
 
Segundo a empresa, também estão sendo tomadas medidas para manter o navio livre de doenças infecciosas. Durante o cruzeiro, nos portos de escala, os hóspedes e tripulantes que embarcam e desembarcam serão frequentemente verificados por câmeras térmicas quanto a sintomas de febre.
 
Adicionalmente, a MSC afirma que houve e continuará a haver uma elevada e profunda higienização em todos os navios da nossa frota. Há um aumento da desinfecção contínua de áreas públicas, especialmente nas áreas que são tocadas com mais frequência como corrimãos, botões de elevador, maçanetas de portas e balcões de recepção, e as pessoas estão sendo constantemente lembradas a lavar cuidadosamente as mãos e a usar higienizadores para as mãos à base de álcool.
 
Desde o dia 24 de janeiro a companhia relata estar aplicando medidas preventivas em terra e a bordo, seguindo as orientações das autoridades locais, a fim de garantir embarques e cruzeiros seguros para todos os nossos hóspedes. Este cruzeiro a bordo do MSC Seaview será o último durante a temporada brasileira 2019/2020 e, depois disso, a MSC Cruzeiros tomou a decisão de interromper, temporariamente, as operações em todo o mundo até 30 de abril.
 
Ressarcimento
 
Em nota, a MSC afirma que à medida que a atual situação de saúde global continua a evoluir, a companhia atualizou, desde o dia 12 de março, sua política de cancelamento para ajudar os seus clientes a se planejar, oferecendo opções flexíveis àqueles que tiveram que mudar seus planos de férias.
 
Os hóspedes que foram impedidos de viajar devido a cancelamentos de cruzeiros realizados pela MSC Cruzeiros irão receber uma carta de crédito no valor total do pacote pago originalmente, que poderá ser utilizada em um futuro cruzeiro, durante 2020 e 2021. Além disso, esses clientes também terão um crédito a bordo, por cabine, para ser utilizado em um próximo cruzeiro.
 
Os passageiros com reservas no fim de março (incluindo o cruzeiro do MSC Seaview com embarque no dia 16 de março), abril, maio e junho de 2020 podem alterar o seu cruzeiro para outra data em até 12 meses da data original do embarque e na mesma região geográfica, sem pagar nenhuma taxa. A alteração deve ser feita em até 48 horas antes do embarque para os passageiros que compraram apenas o cruzeiro, e em até 96 horas para os que adquiriram o pacote completo ou o pacote Fly & Cruise.
 
A MSC Cruzeiros também diz estar com condições mais flexíveis para novas reservas individuais e de grupos. Para os passageiros que tiverem reservas confirmadas até 31 de maio, para cruzeiros até 30 de novembro, está disponível a possibilidade de cancelamento com taxa reduzida de somente R$150,00 (na parte marítima), até 22 dias antes do embarque.
 
Além disso, a empresa relata que os passageiros que foram ao porto de Santos hoje para o embarque no MSC Seaview puderam escolher entre embarcar e seguir viagem ou não seguir viagem e receber uma carta de crédito no valor pago pelo cruzeiro, que poderá ser utilizada em qualquer futura viagem com a MSC durante 2020 e todo o ano de 2021.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe