Sindicatos e estudantes organizam atos em defesa dos serviços públicos, educação e democracia

Fonte: Jornal da Orla

Na quarta feira (18), os sindicatos e estudantes da Baixada Santista irão protestar em defesa dos serviços públicos, da educação e da democracia. Às 10h, na Praça Mauá, entidades sindicais da região e organizações políticas conduzem o primeiro protesto, no final da tarde, caberá aos estudantes, movimentos sociais e demais trabalhadores protagonizarem um ato na Estação Cidadania (Av. Ana Costa, 340).

Os sindicatos se mobilizam contra as medidas de Bolsonaro que afetam diretamente os serviços públicos e a educação. Dentre elas, as propostas de emenda à constituição 186, também chamada de PEC Emergencial, onde o governo pretende reduzir em um quarto a oferta de serviços públicos de educação, saúde e segurança, destinados a diversas políticas públicas.

No caso da educação, as críticas seguem sendo direcionadas aos cortes em investimento e infraestrutura e dos recursos para universidades públicas. Além da produção nacional de ciência e tecnologia, que também está sob a mira do corte de gastos do governo.

As mobilizações estão sendo construídas de maneira unificada. Além de pautar as medidas do governo que afetam os serviços públicos e a educação, os atos e paralisações que acontecerão nacionalmente também sairão em defesa da democracia.