Notícias

Quase 40% das famílias são chefiadas por mulheres na Grande São Paulo

Fonte: Rede Brasil Atual
 
Segundo a Fundação Seade, as famílias chefiadas por elas têm rendimento aproximadamente 30% menor em relação às comandadas por homens
 
“Diversidade de composição é um traço cada vez mais característico das famílias” na região metropolitana de São Paulo, aponta pesquisa da Fundação Seade, divulga em referência ao Dia Internacional da Mulher, que foi celebrado neste domingo (8). Uma das constatações é de que 39% das famílias têm chefes mulheres, seja com ou sem cônjuge e com ou sem filhos.
 
A situação mais comum, diz a pesquisa, continua sendo aquela em que a mulher chefe de família vive apenas com filhos e/ou netos. Mas a parcela de famílias formadas por casal, com ou sem filhos, e chefiadas por mulheres já chega a quase um quarto (24%) do total.
 
A idade média das mulheres que são chefes de família é de 53,8 anos. Já a dos homens é de 49,4 anos. Em torno de 40% das mulheres chefes têm mais de 60 anos. Só 27% dos homens estão nessa faixa. E as famílias chefiadas por elas têm rendimento aproximadamente 30% menor em relação às comandadas por homens – no primeiro caso, R$ 41/dia e no segundo, R$ 46.
 
“O trabalho é única fonte de renda para 44% das famílias chefiadas por mulheres, situação de 59% das chefiadas por homens”, aponta a pesquisa. E 10,9% das famílias comandadas por mulheres recebem benefícios de programas sociais, ante 7,7% dos dos homens. Aproximadamente 1,1 milhão de pessoas vivem em famílias que recebem esses benefícios.
 
Ainda de acordo com a pesquisa, as mulheres chefes de família vão mais ao comércio do dia a dia (41%), a atividades religiosas (23%) e a serviços de saúde (13%). Já os homens saem mais para atividades de lazer (22%) e práticas esportivas (12%).
 
Confira aqui a íntegra da pesquisa.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe