Receita reduz tempo para liberar exportações e traz economia de US$ 18 bilhões

Fonte: Poder 360

Processo para os modais marítimos. Caiu de 13 dias para 6 dias em 2019. Apreensão de drogas bateu recorde. Órgão divulgou balanço anual.

A Receita Federal reduziu em 54% o prazo médio para liberação de produtos nos modais marítimos a serem exportados. A análise média caiu de 13 dias em 2017 para 6 dias em 2019, segundo balanço divulgado pelo órgão nesta 5ª feira (5.mar.2020), em Brasília.

“Nós conseguimos não só integrar o trabalho da Receita, como os dos demais órgãos. Isso explica a redução do tempo de despacho, na média, de 13 para 6 dias e uma análise nos despachos de carnes, na média, de 3 dias para 15 minutos”, disse Fausto Vieira Coutinho, subsecretário de Administração Aduaneira.

“O tempo de permanência da carga em porto a aeroporto representa 1 custo a mais para o setor privado. Cada dia representa uma redução significativa no custo de armazenagem e, portanto, uma melhoria na competitividade do produto exportado do Brasil.”

De acordo com os dados apresentados por Fausto (íntegra – 2,1 MB), o país exportou US$ 259 bilhões em 2019. Cada dia que uma mercadoria fica no Brasil, aumenta em 1% o custo total do produto. Com a redução de 7 dias, houve queda nesse custo na ordem de 7%, o que representa US$ 18 bilhões (R$ 80 bilhões).

APREENSÃO DE MERCADORIAS

A apreensão de mercadorias irregulares pela Receita Federal bateu recorde em 2019. O órgão confiscou R$ 3,25 bilhões em contrabando no ano passado, valor que supera em 3,22% o registrado em 2018 (R$ 3,15 bilhões). Eis os tipos de mercadorias que lideram a lista:

cigarros: R$ 1,16 bilhão (35,67% das apreensões)

eletroeletrônicos: R$ 371 milhões (11,42% das apreensões)

vestuário: R$ 228 milhões (7,02% das apreensões)

brinquedos: R$ 153 milhões (4,71% das apreensões)

APREENSÃO DE COCAÍNA BATE RECORDE

Foram apreendidas 57,1 toneladas de cocaína em todo o país no ano passado, valor que supera em 82% todo ano de 2018, quando foram interceptadas 31,4 toneladas pelo órgão.

Eis abaixo:

Segundo o governo, a alta na apreensão de cocaína apreendida mostra que o país está se tornando 1 corredor da exportações de drogas mundiais.

O produto vem de países vizinhos, como Colômbia, Paraguai, Bolívia e Peru. Depois passa por dentro do país com destino aos Estados Unidos e Europa.