SPA tem novo diretor

Fonte: Codesp

Bruno Stupello assume diretoria de Desenvolvimento de Negócios e Regulação

A Santos Port Authority (SPA), que administra o Porto de Santos, conta com um novo diretor. A partir de hoje (4/03), a diretoria de Desenvolvimento de Negócios e Regulação (Dineg) passa a ser ocupada pelo engenheiro naval Bruno Stupello, que até então respondia pela superintendência de Planejamento Portuário.

Stupello é um dos integrantes da equipe que assumiu a gestão da SPA há um ano com a missão de promover profundas mudanças visando tornar a empresa mais saudável, resgatando seu papel de autoridade portuária e preparando-a para a desestatização.

Com formação e mestrado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), atuou profissionalmente no âmbito privado na área de consultoria em infraestrutura de transportes. Participou da elaboração de estudos de viabilidade técnica e econômica para arrendamentos e renovação de contratos no setor portuário, além de concessões de ativos em outros modais.

Na área de Planejamento da SPA, o executivo liderou projetos prioritários da atual gestão, tais quais o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) 2020 – 2040 e a nova modelagem de contratos de arrendamento, que resultaram em aumento significativo de receita em 2019.

No comando da diretoria, Stupello terá como metas principais implementar o PDZ, garantir investimentos que promovam o aumento da participação ferroviária no escoamento de cargas do Porto, reestruturar a tabela tarifária e atuar para a conclusão das licitações em curso e as já planejadas.

O dirigente avalia que o desafio de participar da gestão da SPA é ainda maior do que imaginava quando chegou à empresa. “Mas, junto com esse desafio, enxergo também uma enorme oportunidade”, avalia, atribuindo ao alinhamento com o Ministério da Infraestrutura (Minfra) um cenário propício para mudanças estruturais. “Com esse alinhamento e o apoio da equipe me sinto bastante otimista quanto à entrega desses projetos”, conclui o novo diretor.

Stupello assume a diretoria que estava vaga desde dezembro de 2019. A condução ao novo cargo demandou um processo iniciado com a indicação de seu nome pelo Minfra, avaliações pelo comitê de elegibilidade da empresa, pela Casa Civil e processo de eleição pelo Conselho de Administração da SPA, que hoje se reuniu extraordinariamente.