Notícias

Anvisa faz inspeção e descarta novo coronavírus em tripulação de navio chinês atracado no Porto de Santos

Fonte: G1 Santos
 
Todos os 25 tripulantes foram examinados por equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e doença foi descartada.
 
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após realizar inspeção dentro do navio chinês Kota Pemimpin, com bandeira de Hong Kong, liberou todos os tripulantes, incluindo os que apresentaram febre durante a viagem, e descartou a possibilidade de coronavírus (Covid-19). A inspeção foi realizada na tarde desta quarta-feira (19) após a embarcação atracar no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O navio receberá o Certificado de Livre Prática para operar no Porto.
 
O navio, que passou por quatro portos chineses em janeiro, chamou a atenção das autoridades após a notificação de dois casos suspeitos de coronavírus. Ele estava desde segunda-feira (17) na Barra de Santos aguardando boas condições para atracar e a manobra foi feita nesta quarta-feira.
 
Práticos, com roupas e equipamentos especiais para evitar risco de contaminação, entraram no navio por volta das 13h para realizar a atracação. Do lado de fora, era possível ver que toda a tripulação usava máscaras no rosto.
 
Assim que o navio atracou no terminal da BTP, na margem direita do Porto de Santos, equipes da Anvisa, em conjunto com a Vigilância Epidemiológica de Santos e do estado de São Paulo, subiram a bordo para examinar as condições do navio e da tripulação seguindo o protocolo de investigação epidemiológica.
 
Todos os 25 tripulantes do Kota foram examinandos e liberados pela Anvisa. Segundo a agência, apesar dos sintomas que apresentaram dois tripulantes durante a viagem, foi descartada qualquer ligação com a doença Covid-19, causada pelo coronavírus. Neste momento, a Anvisa afirma que não há nenhum tripulante doente a bordo, estando todos os passageiros sem sintomas de doenças.
 
O relatório da Anvisa é preliminar e as demais condições sanitárias do navio permanecem sendo vistoriadas pelos fiscais da agência. Após fiscalização, o navio está apto a operar no Porto de Santos e receberá o Certificado de Livre Prática (CLP).
 
Suspeita
 
Quando o navio fazia a viagem para o Brasil, foi notificada a possibilidade de dois tripulantes estarem com o novo coronavírus, um de nacionalidade chinesa e outro indonésio. Um apresentava dor de garganta e tosse e o outro febre.
 
Um dos tripulantes que era suspeito de estar com a doença entrou no navio no Porto de Yantian em 21 de janeiro e começou a apresentar os sintomas no dia 29 do mesmo mês. Ele não teve febre. Já o segundo passageiro ficou em estado febril na segunda (10), porém, sem apresentar nenhum outro sintoma respiratório. Foram receitados remédios para ambos e o navio afirmou que os pacientes estão recuperados.
 
Com isso, a Anvisa descartou a possibilidade de ser coronavírus. Apesar do descarte, a vistoria era necessária para a emissão do Certificado de Livre Prática (CLP), concedido a todas as embarcações regulares que atracam nos portos brasileiros.
 
Ainda de acordo com o órgão, o CLP é concedido de forma eletrônica, via rádio. No entanto, em caso de notificação de algum evento de saúde, a emissão do CLP é feita junto a uma vistoria na embarcação.
 
Coronavírus
 
O número de mortos pelo novo coronavírus na China ultrapassou a marca de 2 mil, de acordo com o mais recente balanço do governo chinês. Fora de Hubei, a província considerada epicentro da epidemia, os novos casos de Covid-19 têm caído há 15 dias consecutivos.
 
No Brasil, há três pessoas que ainda passam por exames por causa da suspeita de coronavírus, sendo dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul, segundo informações deste domingo (16) do Ministério da Saúde.
 
Até agora, houve 45 suspeitas de casos do vírus que foram descartadas depois das análises. Não há nenhum paciente com a doença no país.


 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe