Notícias

'Diários de bordo dizem que eles estão bem', diz secretário de saúde sobre tripulantes de navio chinês que atracará em Santos

Fonte: G1 Santos
 
Navio deve atracar no Porto de Santos na madrugada desta terça-feira (18) e passar por vistoria epidemiológica. Agentes da Anvisa e Secretarias de Saúde de Santos e do Estado participarão da ação.
 
 
Equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e das Secretarias de Saúde de Santos e do Estado de São Paulo farão uma grande avaliação nos tripulantes do navio de bandeira de Hong Kong, que irá atracar no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, nesta terça-feira (18). A medida segue o protocolo de investigação epidemiológica. O Secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz, afirmou que diários de bordo do navio indicaram melhora nos pacientes que apresentavam sintomas associados ao coronavírus. Já a Anvisa disse que descartou a existência de casos suspeitos na embarcação.
 
No sábado (15), a Prefeitura de Santos emitiu uma nota afirmando que dois tripulantes apresentavam sintomas suspeitos de coronavírus. O Secretário de Saúde de Santos disse que o Departamento de Vigilância em Saúde foi notificado pela Anvisa. Os tripulantes apresentavam tosse, febre e estiveram em quatro portos chineses nos últimos 30 dias.
 
Porém, nesta segunda-feira, o secretário afirmou que não há nada confirmado sobre os casos suspeitos. "O que nós tivemos, pelo diário de bordo recente, é que essas pessoas estão bem do ponto de vista clínico. Tivemos, como dissemos, alguns problemas do ponto de vista respiratório, mas já estão bem. Estamos seguindo o protocolo."
 
"Não há suspeita confirmada nesses dois casos, nós tivemos isso como informação inicial. Ao linkar as duas informações, ou seja, embarcação proveniente da China e pessoas com quadros de dificuldade respiratória, nós seguimos os protocolos estabelecidos", completa.
 
A diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado (GVE) Helena Sato, afirmou que as medidas estão sendo seguidas de acordo com orientações do Ministério da Saúde. "Estamos seguindo as orientações do Ministério, que é a investigação de qualquer pessoa que apresente febre acompanhada de tosse ou quaisquer outros problemas respiratórios e que, nos últimos 14 dias, tenha passado pela China", disse.
 
A embarcação chegou na barra do canal do Porto de Santos nesta segunda-feira e deve atracar na madrugada de terça-feira. A vistoria epidemiológica dos 25 tripulantes está prevista para acontecer às 8h após a atracação com a tripulação ainda dentro do navio.
 
Agentes da Anvisa e Secretarias de Saúde de Santos e do Estado deve participar da ação. "Será feita análise clínica dos tripulantes da embarcação e análise de investigação do histórico recente dessas pessoas", disse o secretário.
 
A diretora da VGE afirmou que ainda é cedo para falar sobre o futuro desses tripulantes na cidade. "Precisamos fazer a avaliação epidemiológica primeiro para descartamos a suspeita. Só assim saberemos os próximos passos a serem tomados."
 
Casos suspeitos
 
Neste sábado (15), a Secretaria de Santos divulgou, em nota, que o Departamento de Vigilância em Saúde da cidade havia sido notificado pela Anvisa sobre dois tripulantes com sintomas suspeitos do novo coronavírus em navio de bandeira de Hong Kong, Kota Pemimpin, que fez escala em quatro portos chineses nos últimos 30 dias.
 
A administração pública divulgou, ainda, que apoiaria a investigação epidemiológica na embarcação quando ela atracasse no Porto de Santos. A Secretaria de Saúde, por meio da assessoria de imprensa, destacou também que a rede municipal está preparada para atender casos suspeitos da doença.
 
Já no domingo (16), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária se manifestou em nota e descartou qualquer suspeita de coronavírus em tripulantes a bordo do navio. A agência informou ainda que fará uma avaliação clínica de todos os tripulantes da embarcação.
 
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, também se pronunciou em sua rede social, reforçando que não há nenhum tripulante doente ou com suspeita da doença na embarcação.
 
Coronavírus
 
O número de mortos na China por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, chegou a 1.770 neste domingo (16), informaram autoridades de saúde locais. O total de casos confirmados ficou em 70.548, aumento de 2.048 em um dia.
 
No Brasil, há três pessoas que ainda passam por exames por causa da suspeita de coronavírus, sendo dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul, segundo informações deste domingo (16) do Ministério da Saúde.
 
Até agora, houve 45 suspeitas de casos do vírus que foram descartadas depois das análises. Não há nenhum paciente com a doença no país.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe