Notícias

Anvisa descarta casos suspeitos de coronavírus em navio que atracará em Porto de Santos

Fonte: G1 Santos
 
Prefeitura de Santos havia divulgado, em nota, que o Departamento de Vigilância em Saúde da cidade havia sido notificado sobre dois tripulantes com sintomas suspeitos do novo coronavírus.
 
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) descartou qualquer suspeita de coronavírus em tripulantes que estão a bordo do navio Kota Pemimpin, com bandeira de Hong Kong. A Agência divulgou nota no início da tarde deste domingo (16), e informou que fará uma avaliação clínica de todos os tripulantes da embarcação, que deve atracar no Porto de Santos, no litoral paulista, nesta segunda-feira (17).
 
A Secretaria de Saúde de Santos havia informado, por meio de nota, que o Departamento de Vigilância em Saúde da cidade havia sido notificado pela Anvisa sobre dois tripulantes com sintomas suspeitos do novo coronavírus em navio de bandeira de Hong Kong.
 
A administração pública divulgou, ainda, que apoiaria a investigação epidemiológica na embarcação quando ela atracasse no Porto de Santos. A Secretaria de Saúde, por meio da assessoria de imprensa, destacou também que a rede municipal está preparada para atender casos suspeitos da doença.
 
A Anvisa reforçou em nota divulgada neste domingo que não havia nenhum motivo para preocupação (veja a nota na íntegra abaixo). De acordo com a agência, levando em conta o princípio de precaução, agentes de saúde da Anvisa irão embarcar no navio e farão, em conjunto com a vigilância sanitária epidemiológica de Santos, avaliação clínica de todos os tripulantes. Uma avaliação sanitária completa da embarcação também deve ser feita.
 
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, também se pronunciou em sua rede social, reforçando que não há nenhum tripulante doente ou com suspeita da doença na embarcação.

Confira a nota na íntegra da Anvisa:
 
"A Anvisa reforça a informação que não há nenhum tripulante doente no navio Kota Pemimpin, de bandeira chinesa. A embarcação chegará ao Porto de Santos na segunda-feira, dia 17 de fevereiro, e, até o momento, não há nenhum motivo para preocupação.
 
Levando em conta o princípio da precaução e, mesmo não havendo nenhum caso abordo que se enquadre na definição de caso suspeito para Coronavírus pelo ministério da Saúde, a Anvisa irá a bordo da embarcação e fará, em conjunto com a vigilância epidemiológica do Estado de São Paulo e do município de Santos, a avaliação clínica de todos os tripulantes. Também será feita uma avaliação sanitária completa da embarcação.
 
Importante esclarecer que o Porto de Santos dispõe de um plano de contingência para eventos de interesse em saúde pública que poderá ser acionado caso seja identificado algum risco sanitário ou epidemiológico em qualquer embarcação que atraque no porto. Por fim, ressaltamos que a Anvisa está preparada para tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança sanitária da embarcação e por conseguinte resguardar a saúde da população de Santos e do Brasil."
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe