Notícias

Transporte por cabotagem cresce 24,7% no Brasil

Fonte: A Tribuna On-line
 
Aumento é destaque em estudo desenvolvido pela Antaq
 
 
A tonelagem de cargas transportada em linhas de cabotagem no Brasil, no primeiro semestre do ano passado, cresceu 24,7%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados integram estudo da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o órgão regulatório do setor.
 
O mesmo levantamento aponta que a capacidade utilizada da frota de porta-contêineres nessa modalidade de transporte - caracterizada pela movimentação de cargas em navios ao longo da costa de um país - chegou a 76,2% em agosto de 2019.
 
Segundo técnicos da Antaq, esse crescimento é resultado, principalmente, da greve dos caminhoneiros de maio de 2018, que ocorreu em diversos pontos do país, e da consequente instauração da tabela de fretes rodoviários pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). 
 
Devido ao protesto e a essa regulação, o transporte de cabotagem passou a ser visto de forma mais atraente pelos donos de cargas, como um meio mais economicamente viável.
 
Dados do Sistema de Desempenho Portuário (SDP), da Antaq, mostram um crescimento de 28% na cabotagem de 2010 a 2018, um salto de aproximadamente 127 milhões para 163 milhões de toneladas movimentadas por meios aquaviários.
 
O transporte de contêineres se destacou no período, crescendo continuamente desde 2010, atingindo a participação de 18,1% em 2018 e se consolidando como o segundo maior perfil de carga transportada na cabotagem. Os granéis líquidos e gasosos seguem em destaque.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe