Notícias

Portos de Itajaí e Navegantes fecham o ano de 2019 com índice de crescimento de 7%

Fonte: Portos e Navios
 
O Complexo Portuário do Itajaí-Açu, que integra os portos de Itajaí e Navegantes, fechou o ano de 2019 com crescimento de 7% na movimentação de contêineres. Subiu de 1,15 milhão de TEUs (medida internacional que equivale a contêineres de 20 pés), em 2018, para 1,23 milhão entre janeiro e dezembro do ano passado.
 
O índice tende a ser maior do que a média nacional, caso se mantenha a tendência observada no primeiro semestre. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) ainda não divulgou o balanço anual. Mas, nos seis primeiros meses de 2019, a média dos portos brasileiros foi de crescimento de 3,7% em comparação com o ano anterior.
 
Em toneladas de cargas, o Complexo Portuário cresceu 6% no ano passado. O índice nacional foi de queda, de -3,29%.
 
Itajaí cresceu
 
A Portonave, em Navegantes, é a maior movimentadora de cargas do Complexo - e do Estado de Santa Catarina. Mas chama atenção, na estatística de 2019, o crescimento do Porto de Itajaí, que teve uma movimentação de contêineres 23% maior durante o ano. De 397 mil TEUs, para 489 mil.
 
Os números demonstram a recuperação do terminal após a crise de 2015, quando o Porto de Itajaí perdeu metade das cargas. Desde 2016, o índice de crescimento na movimentação de contêineres é de 150%.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe