Notícias

Conselho estabelece que diretores de fundos de pensão serão escolhidos por processo seletivo

Fonte: O Estado de S. Paulo
 
Hoje, a escolha da diretoria é feita conforme o estatuto de cada instituição, por eleição ou indicação
 
 
Diretores de fundos de pensão serão escolhidos por processo seletivo e terão que apresentar qualificação técnica. A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) em reunião na semana passada.
 
O conselho é presidido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Hoje, a escolha da diretoria é feita conforme o estatuto de cada instituição, geralmente por eleição ou indicação.
 
“A escolha da diretoria continuará conforme definido em estatuto, reforçando apenas a importância de se ter um processo que assegure a qualificação técnica de todos os membros da diretoria, independentemente de serem indicados pelos participantes ou patrocinadores”, afirmou o Ministério da Economia, em nota.
 
A resolução do CNPC estabelece eleição para o conselho deliberativo, que também deverá ter composição paritária entre representantes dos participantes e assistidos e dos patrocinadores. Caberá aos representantes dos patrocinadores a indicação do presidente do conselho deliberativo.
 
Além de Guedes, o CNPC é formado por representantes da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, Casa Civil, secretarias do Ministério da Economia e dos patrocinadores e assistidos de fundos de pensão.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (1)

José Arnaldo Santos
Data: 02/01/2020 - 10h02
A escolha do diretor para Diretoria e do membro dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, representantes dos participantes deveriam ser por eleição direta, sem interferência das Entidades de Classe, depois de comprovada a inidoneidade dos candidatos, em especial do Fundo de Pensão Portus.

Compartilhe