Sindaport na Mídia

Empresas contestam licitação para alinhamento do cais de Outeirinhos

Fonte: A Tribuna - 04/07/2012

Duas empresas participantes do processo licitatório para o alinhamento do cais de Outeirinhos, no Porto de Santos, entraram com recursos contra o resultado da última fase (de preços) da concorrência. Eles foram apresentados pela Cetenco Engenharia S/A e pela Cegin Engenharia Ltda. Já o consórcio vencedor, formado pela Serveng, Constremac e Constran, entrou com contra-recurso dentro do prazo, encerrado às 18 horas de ontem. 
 
Agora, o contra-recurso impetrado pelo grupo será analisado pela comissão de licitação da Codesp. Após o parecer dos técnicos das Docas, um relatório será enviado à Superintendência Jurídica da estatal, que também se manifestará. 
 
A melhor oferta (de menor valor) foi a do consórcio, que apresentou R$ 287,2 milhões. O resultado da fase foi publicado no Diário Oficial da União, no último dia 18 de junho, data de visita do ministro dos Portos, Leônidas Cirstino, ao complexo santista. Na ocasião, ele chegou a a firmar que as obras devem começar até o início do próximo mês. 
 
Com o serviço, o terminal de cruzeiros terá condições de receber seis navios em suas proximidades. Atualmente, apenas três embarcações conseguem atracar em frente a instalação.  
 
O alinhamento será feito entre os armazéns 23 e 29 do Porto. A previsão é de que a primeira fase do projeto, entreo Cais da Marinha e o T-Grão, seja concluída até o final de 2013. Já a segunda etapa, entre o T-Grão e o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, deve terminar até a Copa de 2014.  
 
Vopak 
 
A Codesp iniciou ontem a análise da proposta técnica da Cattalini Terminais Marítimos para exploração do terminal para granéis líquidos e produtos químicos da Ilha Barnabé, na Área Continental. O documento foi recebido e aberto pela estatal na última quinta-feira. A Docas afirmou que não há prazo para a conclusão do estudo.  
 
Essa é a segunda etapa da concorrência. A última fase é a de habilitação, já que a licitação começou pela de preços.  
 
A Cattalini, que tem sede no Paraná, foi a participante que apresentou a melhor porposta no valor de R$ 80,7 milhões. Atualmente, o terminal da Ilha Barnabé é operado pela Vopak Brasil, concessionária da área de 1986 até o ano passado.  
 
A empresa continua à frente da instalação graças a um contrato provisório firmado com a Codesp e que será encerrado tão logo a licitação seja concluída. 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe