Notícias

Porto de Suape bateu recorde em novembro

Fonte: Folha de Pernambuco
 
Atuação foi melhor em 15% quando comparada com o mesmo mês do ano passado
 
O Porto de Suape bateu um recorde na movimentação de contêineres no mês de novembro, quando 43.505 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) passaram pelo porto. Esse desempenho foi a melhor marca mensal da história, em 41 anos do Porto. O número representa um aumento de 15% na movimentação dos contêineres, quando comparado com o mesmo mês de 2018.
 
No acumulado anual, Suape registra 433,7 mil TEUs, um número 5% maior em comparação com o período, de janeiro a novembro do ano passado, quando foram movimentados mais de 412 mil TEUs.
 
O desempenho do porto este ano deve ser positivo, e deve ainda ser um recorde nesse tipo de carga. A expectativa, é que o ano ultrapasse a marca de 2017, quando foram movimentados mais de 464 mil TEUs. Segundo o diretor de Gestão Portuária do Porto, Paulo Coimbra, a atuação representa um crescimento do setor, que pode ajudar na recuperação econômica do País. “Esse ano a gente vem observando um crescimento, ainda que modesto, mas importante. Estamos em uma recuperação, tivemos um aumento quando comparado os meses de novembro, isso reflete no fortalecimento da imagem de Suape. O contêiner é um observador importante na economia geral”, declarou.
 
Coimbra, destaca que para auxiliar no desenvolvimento de Suape, e fazer com que a movimentação aumente ainda mais, ações do Governo do Estado são importantes, e antecipa que no próximo ano um dos pleitos está no recebimento de navios maiores no porto. “Essa localização vem inspirando as ações do governo do Estado, quando estiveram no Panamá este mês, conhecendo a estrutura portuária do país para explorar os pontos positivos de Suape, que tem 365 dias de operação. Trabalhamos para operar com navios cada vez maiores, não está aprovado, mas está dentro da Capitania dos Portos e de outras autoridades, discutindo a vinda desses navios o que vai acelerar ainda mais a vinda de contêineres”, destacou.
 
O diretor conta ainda que a economia tenha um bom desempenho para que o Porto chegue a uma capacidade maior de contêineres já no próximo ano. “Suape ainda tem uma capacidade a ser explorada, sem falar do segundo terminal. Existe uma capacidade de 700 mil TEUs, e em uma situação mais baixa de juros, de novos investimentos no Estado, a tendência é que Suape aliada aos arrendatários, experimentem números melhores no próximo ano”, disse.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe