Rodízio de turmas na Guarda Portuária

Fonte: Sindaport / Diretoria

A categoria da Guarda Portuária, juntamente com a Diretoria do Sindaport, vem através dessa nota reconhecer o bom senso que a Superintendência da GPort teve na condução da mudança administrativa que pretendia fazer nas turmas de serviço da Guarda Portuária.

Durante o mês de setembro o sindicato recebeu várias reclamações de seus representados sobre o rodízio de turmas que a chefia da GPort pretendia implantar. Através do ofício P.242/2019, solicitamos o agendamento de uma reunião com o Diretor de Operações, Sr. Marcelo Ribeiro, e com o Superintendente da Guarda Portuária, Sr. Luis Fernando Baptistella.

Na ocasião, entre outros assuntos, tivemos a oportunidade de transmitir aos gestores da empresa o descontentamento que a medida estava causando no seio da categoria. Fomos informados que a iniciativa de redistribuição do efetivo das turmas tinha como propósito auxiliar no compartilhamento do conhecimento e experiências de seus integrantes, bem como proporcionar a interoperabilidade das turmas devido à padronização de procedimentos.

Passados mais alguns dias, inconformados com a decisão da empresa, outros grupos de guardas portuários procuraram o sindicato na tentativa de evitar que o rodízio fosse implantado e reivindicaram a intercessão do sindicato no sentido de viabilizar junto aos gestores da Guarda a possibilidade de uma reunião de alguns representantes de cada turma diretamente com o Superintendente.

O Gerente de Operações, Wagner Pinheiro, atendendo à solicitação do sindicato, prontamente agendou um encontro com o Superintendente, que gentilmente atendeu nosso pleito e nos informou que iria convidar todos os guardas portuários para uma conversa no Centro de Treinamento da empresa.

Desse encontro foi agendada uma reunião, que ocorreu na última sexta feira, dia 06/12, da Superintendência com dois representantes de cada turma. Os guardas portuários puderam apresentar suas reivindicações e pontos de vista diretamente ao Comandante Baptistella, que demonstrou muita sensibilidade e boa vontade em atender ao pleito da categoria e informou que o rodízio de turmas será revogado e o assunto será reanalisado juntamente com os representantes de turma.

O Sindaport parabeniza a compreensão e disponibilidade dos gestores da Guarda Portuária nesse episódio e se coloca à disposição para colaborar no que for necessário para que o bom andamento dos serviços da "GLORIOSA" Guarda Portuária continuem acontecendo!