Notícias

Hackathon do Porto de Santos resulta em dez soluções para a comunidade e setor portuário

Fonte: AssCom Abtra
 
Realizada em Santos, a maratona de 30 horas contou com 60 competidores multidisciplinares, com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para beneficiar toda a Baixada Santista


 
A Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA) realizou nos últimos dias 06, 07 e 08 de dezembro o Hackathon do Porto de Santos, no Comfort Hotel, a fim de fomentar a inovação tecnológica dos processos logísticos e portuários do comércio exterior brasileiro.
 
Foram identificados 18 problemas pelo comitê orientador composto pela equipe executiva ABTRA, Alfândega do Porto de Santos, ANTAQ, Santos Port Authority e Vigiagro/Ministério da Agricultura. Do total, 2 desafios foram selecionados: melhorar a gestão dos planos de emergência existentes no Porto de Santos; e otimizar a análise de documentos exigidos do setor a partir das várias normativas existentes.
 
A maratona com duração de 30 horas contou com 637 inscrições, das quais 253 foram pré-selecionadas e 60 aprovadas para compor as 10 equipes. Do total de inscritos, 21% (134 pessoas) são mulheres e 8,4% (53) são pessoas acima de 40 anos.
 
Maior parte dos maratonistas tinham entre 18 e 25 anos (30 pessoas), o restante das vagas foi ocupada por: 1 pessoa menor de 18 anos, 18 pessoas de 26 a 30, 5 pessoas de 31 a 35 e 4 pessoas de 41 a 50 anos.
 
Quarenta e oito profissionais dos terminais e recintos alfandegados associados da ABTRA e dos órgãos que participaram do comitê orientador do Porto de Santos deram suporte técnico aos competidores a fim de contribuir para aperfeiçoar as soluções tecnológicas apresentadas.
 
SOLENIDADE DE ABERTURA – O evento contou com as falas das seguintes autoridades: o diretor-geral da Antaq, Mario Povia; o delegado-adjunto da Alfândega do Porto de Santos, Reinaldo Angelini; a chefe de gabinete da SPA, Jacqueline Wendpap; e o chefe do VIGIAGRO/MAPA no Porto de Santos, André Okubo.
 
PREMIAÇÃO – A ABTRA em conjunto com a Zero Treze Innovation Space (empresa contratada para organizar o evento) optou por oferecer a maior premiação de hackathons do Brasil a fim de atrair os melhores maratonistas. Dentre as inscrições tinham competidores dos estados de SP, PR, RJ e MG. A equipe vencedora foi premiada com R$ 60 mil e a vice-campeã recebeu R$ 12 mil.
 
SOLUÇÃO VENCEDORA – A equipe vencedora, composta por quatro competidores, desenvolveu o primeiro desafio e propôs uma solução para agilizar a comunicação entre a comunidade portuária e moradores próximos dos terminais e recintos alfandegados sobre possíveis sinistros, visando mitigar o mais rápido possível quando esses acidentes ocorressem no Porto. O sistema/protótipo criado emite notificações sobre possíveis sinistros por meio da colaboração da comunidade e de todos os trabalhadores.
 
O competidor Igor Luiz Halfeld, integrante da equipe ganhadora, aponta que “a solução tem uma proposta para o agora. A maioria das soluções pensavam em resolver um problema de emergência com previsões do futuro. A gente pensou ao contrário. Nossa solução tentar resolver da forma mais rápido possível o sinistro”.
 
Todas as soluções tecnológicas apresentadas foram avaliadas pelo júri institucional composto pelo delegado-adjunto da Alfândega do Porto de Santos, Reinaldo Angelini; o chefe da ANTAQ/SP, Guilherme Silva; o gerente de Planejamento Logístico da SPA, Roberto Paveck; e o auditor-fiscal do VIGIAGRO/MAPA no Porto de Santos, Hilder Rolim, e pelo júri técnico, composto pelo head da Kick Ventures e da i2a2, Cesar Taurion e John Calisto.
 
O diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo, destaca que “as dez soluções tecnológicas apresentadas foram de alto nível e têm grande potencial de implementação. Todas as propostas serão avaliadas pelo comitê executivo do projeto a fim de colocar a serviço da comunidade portuária em prol do desenvolvimento do setor”. “Cumprindo com a missão de prover soluções tecnológicas para agilizar o fluxo logístico portuário do comércio exterior brasileiro, a ABTRA desenvolverá outras edições do Hackathon do Porto de Santos”, completa.
 
A ABTRA – Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados está completando 30 anos de atuação como representante das 52 principais empresas administradoras de recintos alfandegados focados na movimentação e armazenagem de cargas, onde é realizada a anuência das mercadorias de importação e exportação. Defende os interesses comuns de seus associados, além de desenvolver soluções tecnológicas para agilizar o fluxo logístico portuário do comércio exterior brasileiro, em parceria com os órgãos públicos anuentes.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe