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Árabes miram os nossos portos

Fonte: NSC Total
 
Uma comitiva árabe ligada ao porto de Abu Dhabi percorreu o Estado de Santa Catarina para conversas com diretores dos portos catarinenses. O olhar está voltado para São Francisco do Sul e Itajaí. Têm interesses em parceria. Há possibilidade de arrendamento do novo berço 401, em São Francisco do Sul, que será construído para movimentação de cargas em contêineres, modalidade que o porto mantinha até 2015, e que pode ser retomada com arrendamento. Neste investimento devem ser aplicados R$ 400 milhões. 
 
Com isto, a movimentação poderá passar dos 9.693.844 toneladas (de janeiro a outubro deste ano) para 11,9 milhões de toneladas em 2020.O terminal da Cidasc passará, em dezembro deste ano, a ser operado pela administração do porto, o que vai elevar o faturamento anual. O porto responde por 25% do total que é movimentado nos portos de Santa Catarina.
 
O porto tem sete berços, sendo quatro públicos com 863 metros de cais e três arrendados para a iniciativa privada com 648 metros de cais. Também está interligado com as áreas da Bunge e Cidasc para movimentação de milho, soja e farelo de soja. As áreas de armazenagem têm área de 78 mil metros quadrados no porto público e 45 mil metros quadrados nos portos arrendados. 68% do conjunto da movimentação são de grãos e 32% de fertilizantes, produtos siderúrgicos, cargas gerais etc.
 
Também há investimentos em três novas balanças para a descarga de grãos via ferroviária que aumentarão em 30% o escoamento destes itens pelo terminal - já foram aplicados R$ 3,5 milhões, e até a conclusão, em janeiro de 2020, mais R$ 2,5 milhões. Outro investimento é na ampliação da área retro portuária em um dos berços, para viabilizar operações com o embarque de veículos. Há negociações com a General Motors para assinatura de contrato. A GM opera pelo porto de Itajaí.
 

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