Notícias

Codesp está “próxima” de obter maior autonomia

Fonte: A Tribuna On-line
 
Declaração é do secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni
 
 
A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária de Santos) “está bem próxima” de obter sua delegação de competência, o que permitirá à empresa voltar a realizar editais de licitação de áreas portuárias, celebrar contratos de arrendamento de instalações e fiscalizá-los. Atualmente, essas atividades estão centralizadas na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).  
 
A informação é do secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, e foi anunciada na última sexta-feira (22), em Santos, durante sua participação no 1° Congresso de Regulação Portuária da subseção de Santos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
 
“A Codesp atende com folga os critérios classificatórios e está bem próxima de obter a delegação de autonomia. Faltam detalhes, como a aprovação do seu PDZ”, afirmou o secretário, que defende a descentralização dessas competências.
 
O Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) traz os critérios para a exploração das áreas de um porto, como que cargas podem ser operadas em cada região. Atualmente, a Docas trabalha na nova versão do documento, que deve ser aprovada até fevereiro do próximo ano.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (1)

antonio carlos paes alves
Data: 25/11/2019 - 09h43
Autonomia que foi tirada por absoluta inapetência da CODESP em firmar sua posição de delegatária da União. Hoje mandam ANTAQ, TCU, Ministério dos Transportes, muitas vezes ditando regras conflitantes entre eles e com a lei, de modo a criar entraves operacionais e contratuais de difícil superação. Falta coragem para a CODESP se libertar desse jugo absurdo, pois a CODESP sempre liderou todo o sistema portuário nacional, inclusive na época da PORTOBRÁS.

Compartilhe