Notícias

Oferta de emprego é denunciada na Polícia Militar por racismo e gordofobia

Fonte: Brasil Econômico
 
"Não podem ser negras e gordas", dizia anúncio de vaga de cuidador de idosos enviado pelo WhatsApp em Belo Horizonte
 
Uma mensagem recebida por WhatsApp motivou a cuidadora de idosos Eliangela Carlos Lopes, de 41 anos, a procurar a Polícia Militar de Minas Gerais no início deste mês para registrar um Boletim de Ocorrência. 
 
A publicação continha um anúncio de vagas para cuidadores de idosos , porém, no texto, dizia “únicas exigências : não podem ser negras, gordas e precisam de pelo menos 3 meses de experiência”. As informações são do site G1.
 
Ao canal de notícias, Eliangela conta que se revoltou ao ler o texto. "Eu não preencheria a vaga por causa do meu tom de pele. Eu fiquei estarrecida , em estado de choque, com o meu coração dilacerado. Eu sou negra, de cabelo ruim, moradora de Ribeirão das Neves e estou com 41 anos. Que chance eu teria?”, indaga.
 
Ela informa que está empregada há dois anos e, portanto, não precisava da vaga, mas se colocou no lugar de colegas desempregados ao fazer a denúncia. 
 
Segundo reportagem do site G1, a oferta de emprego era da Home Angels BH Centro-Sul, que trabalha com serviço de cuidadoras. Ela foi encaminhada para a empresa de treinamento Leveza do Afeto, que repassou a informação por meio de uma linha de transmissão do WhatsApp. 
 
Eliangela chegou a questionar a responsável pela Leveza do Afeto, Fernanda Spadinger, de quem recebeu a mensagem, sobre o caráter discriminatório da vaga. Ao G1, Fernanda afirmou que "a minha intenção foi empregar . Eu copiei e colei para atender a demanda". 
 
Depois de questionada por Eliangela, Fernanda desculpou-se e enviou outra mensagem corrigindo. Na última quinta-feira (14), o site da Leveza do Afeto e sua página no Facebook estavam fora do ar. 
 
"Eu repudio qualquer tipo de preconceito. Não é uma postura minha e nem da minha empresa. Eu deveria ter filtrado ou dito que eu não trabalho com esse tipo de empresa, mas na pressa eu enviei para a lista de transmissão das cuidadoras criadas por mim", se defendeu Fernanda ao G1.
 
A franqueada Home Angels Centro Sul, de Belo Horizonte, enviou uma nota onde afirma que não mantém "qualquer vínculo jurídico com a psicóloga Sra. Fernanda Spadinger (citada na reportagem)". Em outro ponto da nota, a empresa afirma que "repudia com veemência todo e qualquer ato de injúria racial ou racismo, em todas as suas formas de manifestação".
 
A franqueadora , Home Angels de São Paulo também se manifestou sobre o caso. Veja a íntegra da nota das duas empresas:
 
Home Angels – Unidade Centro Sul
 
A empresa “Home Angels – Centro Sul”, por meio de sua diretoria, vem a público esclarecer e manifestar-se acerca das denúncias publicadas na imprensa, nos seguintes termos:
 
Primeiramente, a empresa acima citada, atuante no segmento de cuidadores de pessoas em domicílio há mais de 8 anos na capital mineira, esclarece que repudia com veemência todo e qualquer ato de injúria racial ou racismo, em todas as suas formas de manifestação. Da mesma forma, a empresa repudia, com a mesma veemência, todo e qualquer ato discriminatório no tocante ao peso, estatura ou a qualquer outra característica física de seus prestadores de serviços.
 
Ressaltamos que inexiste qualquer requisito para contratação de seus funcionários e/ou prestadores de serviços, salvo a avaliação quanto a aptidão técnica, qualificação e experiência profissional dos candidatos à vagas porventura existentes.
 
Informa-se ainda que a empresa não possui qualquer vínculo jurídico com a psicóloga Sra. Fernanda Spadinger (citada na reportagem), ressaltando que a mesma jamais compôs o quadro de funcionários da empresa, não sendo autorizada a emitir qualquer juízo de valor em nome desta. Noutro tanto, a empresa informa que está apurando todo e qualquer desvio de conduta profissional de seus funcionários, noticiados na reportagem, adotando-se a cautela exigida, visando repelir com o devido rigor, o objeto das denúncias em apuração.
 
De certo, a empresa “Home Angels - Centro Sul” enfatiza que não coaduna com o teor da mensagem citada na reportagem e tomará as medidas cabíveis.
 
Franqueadora Home Angels
 
Tomamos conhecimento de que um colaborador de uma unidade franqueada Home Angels teria  realizado atos discriminatórios em face de negros e obesos em processo seletivo para a contratação de cuidadores plantonistas. O referido ato teria sido realizado através de envio de solicitação de interessados por meio da ferramenta whatsapp, e que teria sido endereçado a uma única pessoa.
 
Repudiamos veementemente o fato ocorrido. Somos uma empresa com valores sociais e humanos e que tem entre os seus valores o respeito ao próximo e a igualdade de tratamento, independente de sexo, cor, credo, etc.
 
A Home Angels é uma empresa franqueadora que atua através do sistema de franquias, sendo que a administração das unidades franqueadas ocorre de forma independente e as pessoas jurídicas não se confundem, havendo um instrumento contratual que regula os direitos e obrigações entre as partes.
 
Tomamos providências imediatas para a apuração dos fatos mencionados com a unidade franqueada, a qual o colaborador está vinculado, com o intuito de que após apurado e ouvidos os envolvidos, sejam aplicadas as medidas cabíveis em relação às obrigações do contrato de franquia.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe