Sindicato dos Estivadores permanece em greve após assembleia geral

Fonte: A Tribuna On-line

Categoria se mobiliza contra a empresa EcoPorto após descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT)

O Sindicato dos Estivadores (Sindiestiva) permanecem em greve após a realização de uma assembleia geral extraordinária na manhã desta quarta-feira (30), no bairro do Valongo, em Santos. Ainda ontem, também foi realizada uma audiência de conciliação entre a categoria e a empresa EcoPorto, no Tribunal Regional do Trabalho da 2° Região (TRT) em São Paulo.

Segundo o presidente do Sindiestiva, Rodnei Oliveira da Silva, o Nei da Estiva, a empresa quer contratar mão de obra avulsa para todos os tipos de carga, exceto para o embarque de veículos, que teria mão de obra com vínculo empregatício. A categoria, entretanto, quer que a EcoPorto contrate estivadores por meio de mão de obra 100% avulsa para todas as cargas.

A previsão é de que o sindicato permaneça em greve até a próxima quarta-feira, dia 6 de novembro, quando haverá uma nova negociação com a empresa. Em nota, o TRT informou que, após exaustivas discussões, verificou-se a impossibilidade de acordo entre as partes.

Entenda

O Sindicato dos Estivadores afirma que a empresa EcoPorto Santos não vem cumprindo o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) assinado com os Estivadores e aprovado na assembleia do dia 8 de maio de 2019, sobre requisição de 100% de mão de obra avulsa em todas as cargas operadas no Terminal. Os protestos ocorrem desde a última sexta-feira (25).