TRT convoca Sindicato dos Estivadores e Proporto para audiência de conciliação

Fonte: G1 Santos

Reunião será realizada nesta quarta-feira (30) no Tribunal Regional do Trabalho, em São Paulo.

O Tribunal Regional do Trabalho da 2° Região (TRT) convocou a audiência de conciliação entre o Sindicato dos Estivadores de Santos (Sindiestiva) e a empresa Proporto. A reunião será realizada nesta quarta-feira (30), às 15h30, no Tribunal Regional do Trabalho, em São Paulo.

A desembargadora Sonia Maria Prince Franzini, da Justiça do Trabalho, designou a audiência nesta segunda-feira (28) após invasões em embarcações e manifestações dos estivadores, que estão ocorrendo desde sexta-feira (25).

Segundo Rodnei Oliveira da Silva, o Nei da Estiva, o terminal e as empresas Proporto e Ecoporto estão operando o navios sem os estivadores. "Eles estavam sem acordo coletivo de trabalho firmado pelo Sindicato dos Estivadores. Eles não fecharam acordo conosco e estavam trabalhando com mão de obra que não é a nossa. Eles estão irregulares", disse Nei, na última sexta-feira (25), quando estivadores entraram no terminal e paralisaram as atividades de um navio atracado no Porto de Santos.

No domingo (27), diretores do Sindestiva entraram no navio Prominent Ace que, segundo eles, seria operado com trabalhadores em situação irregular. Por volta das 9h30, equipes da Polícia Federal detiveram os diretores do Sindicato e os conduziram para a delegacia. Já na segunda-feira (28), os estivadores ficaram acampados em frente à ao terminal Ecoporto e disseram que só sairão do local após negociação.

Nível de segurança elevado

A Polícia Federal elevou o nível de segurança nas instalações localizadas no Porto de Santos no domingo (27), em virtude de recentes invasões à navios atracados no cais santista. Após invadirem um navio na manhã de domingo, alegando que trabalhadores em situação irregular iriam começar a operar uma embarcação no terminal público, diretores do Sindestiva foram detidos pela Polícia Federal e foram liberados após prestarem depoimento.

O nível II nas instalações do Porto de Santos deve durar até uma nova comunicação da Cesportos. Desta forma, as instalações portuárias devem aplicar medidas de proteção dos seus Planos de Segurança Pública Portuária. Com a medida, também fica autorizado o ingresso da Polícia Militar na área do Porto de Santos em caso de distúrbio, invasão e grave perturbação na ordem da área portuária e interior de navios.