Porto de Paranaguá se torna maior terminal para contêineres do país

Fonte: Portal RIC Mais

Com as obras de ampliação inauguradas na última quinta-feira (10), o Porto de Paranaguá se torna o maior terminal para contêineres do país. Segundo o Governo do Paraná, a ampliação aumenta o potencial de operação em 66%, passando de 1,5 milhão TEUs/ano para 2,5 milhões.

Obra no Porto de Paranaguá gera novos empregos

O investimento de R$ 550 milhões, feito pelo TCP, é o maior do Brasil no setor portuário dos últimos cinco anos e garante capacidade para atender a demanda de mercado pelos próximos 30 anos. O contrato prevê outros R$ 548 milhões em melhorias até 2048.

“O Porto de Paranaguá passa a competir com os maiores portos do mundo, o que melhora a logística do Estado. Passamos a atrair outras empresas do País a exportarem pelo Paraná em função desse ganho de mais de 60% na operação de contêineres”, afirmou. “O Brasil e o Paraná são parceiros da China nesse negócio global”, disse o governador Carlos Alberto Massa.

As novas estruturas vão empregar 250 pessoas, além de ter gerado 1.200 empregos diretos e indiretos na construção. Os Portos do Paraná manejam cerca de 53 milhões de toneladas com apenas quatro quilômetros de cais. Neste ano já foram exportados 650 mil contêineres.

Esse é o primeiro investimento a sair do papel depois da nova lei dos portos (2013), informou o diretor-presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “É a concretização de um projeto que vem sendo estruturado há cinco anos. Passamos a ter o maior terminal de contêineres do País, isso garante a continuidade da atratividade dos Portos do Paraná”, afirmou.