Notícias

Governo estuda maneira de acelerar vendas de estatais, diz Salim Mattar

Fonte: G1
 
Secretário de desestatização disse que privatização mais rápida levará de 10 a 11 meses, sem revelar qual empresa. Ele voltou a afirmar que Petrobras, Caixa e BB não serão vendidos.
 
O secretário especial de desestatização e desinvestimento, Salim Mattar, disse na última sexta-feira (11) que o governo está discutindo maneiras de tornar mais rápida a privatização empresas estatais.
 
De acordo com Mattar, o processo mais rápido levará em torno de 10 a 11 meses para ser concluído. Ele não revelou de qual companhia se trata. Nas palavras do secretário, na iniciativa privada, a mesma empresa levaria entre 60 a 75 dias para ser vendida.
 
“Nós precisamos elaborar um fast track para poder vender mais rápido essas empresas”, afirmou a investidores em evento em São Paulo.
 
Para o secretário, o maior desafio que ele encontra na função hoje é a “dificuldade de se reduzir o tamanho do estado” em função do complexo “arcabouço jurídico” para as privatizações.
 
Mattar se queixou da dificuldade que o governo teve para se desfazer de ações do Banco do Brasil.
 
“O departamento jurídico do BNDES dificultou a venda das ações e nós não vamos vender as ações do Banco do Brasil. Nós vamos vender as ações [do banco] que pertencem à caixa e as excedentes que pertencem ao Banco do Brasil. As ações da União, nós não podemos vender porque tem que passar pelo BNDES”, afirmou.
 
De acordo com o secretário, uma forma de acelerar as vendas de estatais está agora sendo discutida com diversas áreas, entre elas o Ministério da Economia e a Casa Civil.
 
Salim Mattar voltou a afirmar que Petrobras, Caixa e Banco do Brasil não serão vendidas, bem como estatais ligadas à Defesa e outras que “o Congresso não quiser”.
 
“Vamos vender todas as que forem possíveis”, afirmou.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe