Notícias

Inadimplência atinge 40,5% da população adulta do país

Fonte: R7
 
Levantamento divulgado pela Serasa Experian revelou que 63,3 milhões de brasileiros estão negativados. Roraima segue como líder no quesito
 
De acordo com levantamento da Serasa Experian, 63,3 milhões de brasileiros, que representam 40,5% da população adulta, estavam com contas atrasadas e negativadas em julho de 2019. Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve um crescimento de 2,7%, com as instituições financeiras sendo as maiores responsáveis pela inadimplência.
 
Entretanto, se comparado com junho deste ano, cerca de 100 mil pessoas deixaram os registros de contas atrasadas e negativadas. Redução de 0,2% em julho.
 
Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, revelou que a expectativa é de redução para os próximos meses. "Há a expectativa da liberação de parte do saldo do FGTS, 13º e os lotes remanescentes da restituição do Imposto de Renda, o que deve trazer um fôlego maior".
 
Dívidas com financeiras
 
Em julho, o montante de dívidas do segmento de banco e cartões foi de 29,3%, maior marca desde outubro de 2017, quando chegou a 29,6%. As Financeiras chegaram a 10%, maior porcentagem desde março de 2016.
 
Sobre a participação das instituições financeiras na indadimplência dos brasileiros, Rabi falou: "O movimento revela a grande dificuldade que os brasileiros têm em não conseguir honrar nem os compromissos firmados com esta classe de credores, restringindo o acesso a crédito dessas pessoas. Porém, é possível que os efeitos mitigadores anteriormente citados - liberação de parte do saldo do FGTS, o ingresso do 13º salário e os lotes remanescentes da restituição do Imposto de Renda – consigam, a partir dos próximos meses, estabilizar a inadimplência dos consumidores perante este segmento".
 
Rio de Janeiro teve aumento na inadimplência
 
O Rio de Janeiro foi o estado com maior crescimento de dívidas, indo de 46,1% para 47,3% entre julho de 2018 e 2019. Na sequência aparece a Paraíba, com variação de 1,1 ponto percentual no mesmo período (32,7% em julho do ano passado para 33,8% no mesmo mês em 2019).
 
Roraima (56,3%) segue em primeiro na lista de estados com mais pessoas negativadas. Amazonas (54,3%) aparece logo na sequência.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe