Arco Norte movimentou 32% dos grãos exportados no 1º semestre

Fonte: Portos e Navios

Os terminais portuários do Arco Norte exportaram 17,1 milhões de toneladas de soja e milho no primeiro semestre de 2019. O volume representa alta de 12,3% em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), as instalações portuárias na região escoaram 32,6% das exportações dessas commodities. As demais regiões, localizadas abaixo do paralelo 16°, exportaram 35,4 milhões de toneladas no período, o que equivale a queda de 7,4% em relação aos seis primeiros meses de 2018.

No Arco Norte, foram movimentados 5 milhões/t em Itaqui (MA), 3,1 milhões/t em Santarém (PA) 2,4 milhões/t em Itacoatiara-AM (Hermasa), 1,7 milhão em Vila do Conde (PA) e 1,9 milhão/t em Cotegipe (BA). Abaixo do paralelo 16°, destaque para Santos-SP (13,8 milhões/t), Paranaguá-PR (8 milhões/t), Rio Grande-RS (2,6 milhões/t), Tubarão-ES (2,4 milhões/t) e São Francisco do Sul-SC (2,3 milhões/t).