Notícias

Presidente da Codesp "mostra seu talento" e demite pais de família

Fonte: Sindaport / A Diretoria



A Gerência de Carreiras da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) lançou o programa "MOSTRE SEU TALENTO", com o objetivo de permitir aos empregados da estatal portuária apresentar suas habilidades e conhecimentos.
 
Ao que parece, os atuais diretores da Codesp foram os primeiros a participar do projeto, uma vez que na reunião de DIREXE ocorrida na última segunda-feira (23) os mandatários da empresa deliberaram pela exoneração de dez funcionários, todos contratados através de concurso público realizado em 2011.
 
Desde que assumiu o leme da Docas paulista no inicio desse ano, a atual diretoria vem "MOSTRANDO SEU TALENTO". Com a alegação de que o canal de navegação do Porto de Santos será privatizado, de maneira intempestiva e sem motivação a direção da Codesp demitiu dez especialistas portuários - Controladores de Tráfego Marítimo que laboravam no Centro de controle do VTMIS (Vessel Traffic Management System), instalado na Ponte de Inspeção Naval, localizada no bairro da Ponta da Praia. Dez pais de família.
 
Os empregados foram convocados para uma reunião na sede da empresa e foram informados que estavam sendo demitidos mediante a alegação de que a implantação do Sistema de Gerenciamento de Informações do Tráfego de Embarcações, que vinha sendo implantado no Porto de Santos, foi abortado em virtude da decisão tomada pelos diretores, de simplesmente "entregar" o canal de navegação à iniciativa privada, que irá operacionalizar todo sistema. 
 
Através da infalível "rádio peão", o Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport) obteve a informação de que a Codesp recentemente rescindiu o contrato com o consórcio Indra VTMIS, até então responsável pela implantação do sistema, e assinou um novo contrato de serviços, sem licitação, no valor de R$ 7 milhões, com a Praticagem de Santos.
 
O Sindaport soube também que somente no contrato com o consórcio Indra foram investidos valores que ultrapassam a casa dos R$ 30 milhões. Vale lembrar que em fevereiro desse ano o presidente da Codesp, Casemiro Tércio Carvalho, concedeu entrevista à jornalista Fernanda Balbino, do grupo A Tribuna, informando que uma de suas metas seria a conclusão da implantação do sistema VTMIS até o final desse ano.
 
Ao que parece, ocorreram mudanças nos planos e com isso milhões de reais do dinheiro público vazam pelo ralo da estala portuária que administra o maior e mais importante porto do país, responsável por cerca de 30% da balança comercial brasileira.
 
E para estancar a sangria, o Sindaport encaminhará denuncia ao Ministério Público elencando os desmandos que estão sendo praticados pela diretoria da Codesp, inclusive solicitando liminar judicial visando impedir a demissão de trabalhadores e chefes de família sem motivação qualquer, sobretudo em se tratando de empregados contratados através de concurso público.
 
Confira a entrevista concedida por Casemiro Tércio Carvalho à Tribuna, em 27 de fevereiro deste ano.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (2)

Manoel Araújo
Data: 26/09/2019 - 14h37
Apesar de iludir a mídia regional (e só) com promessas e mais promessas, planos e projetos mirabolantes que NUNCA saíram do papel, desde que chegou a única colaboração do presidente da Codesp com o Porto foi contribuir desfavoravelmente com os índices de desemprego da cidade e da Baixada Santista. Um fracasso retumbante.
Ivan
Data: 26/09/2019 - 06h30
É, a Codesp sofre do mesmo mal que muitas empresas públicas com cargos de presidente, diretores etc, todos "comissionados", "indicados", "de confiança", que nunca são preenchidos por funcionários de carreira, concursados, e sim por pessoas com interesse em obter vantagem por causa do cargo que ocupa.

Compartilhe