Notícias

Brasil registrou 527 greves no primeiro trimestres, segundo Dieese

Fonte: Valor Econômico
 
 
Os trabalhadores brasileiros realizaram 527 greves no primeiro semestre de 2019, segundo o Sistema de Acompanhamento de Greves (SAG) do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
 
A maior parte das paralisações do período foi realizada no setor privado -- 267, ou 51% do total. No setor de serviços, destacam-se as mobilizações nos transportes (78 greves), nas empresas de limpeza e conservação (48) e, na saúde, em unidades gerenciadas por organizações sociais (32). Já no setor industrial, os metalúrgicos realizaram 23 greves e os trabalhadores da construção, 21.
 
As paralisações do funcionalismo público somaram 235 ou 45% do total, com destaque para servidores das redes estaduais ou municipais de educação (96 greves) e servidores das redes estaduais ou municipais de saúde (28).
 
Mais da metade das greves nas empresas privadas (58%) foi deflagrada contra o atraso no pagamento de salários e férias. No funcionalismo, 60% das greves mencionam reajuste dos salários e dos pisos, além da implantação de plano de cargos e salários.
 
As informações constam da edição de agosto do "Caderno de Negociações" do Dieese.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe