Notícias

Os empregos com salário em alta no Brasil

Fonte: Época Negócios
 
Segundo a consultoria Michael Page, as melhores vagas estão nos setores de infraestrutura, indústria, agronegócio, saúde e tecnologia
 
A revolução tecnológica tem provocado mudanças no mercado de trabalho. Novas profissões e cargos nascem em quase todas as áreas da economia, e é difícil se atualizar sobre quais as habilidades mais demandadas pelas empresas. A Michael Page, unidade de negócios do PageGroup, identificou  as profissões mais aquecidas no Brasil para 2019 — e quais cargos prometem salários em alta para os próximos anos.
 
Segundo o estudo, setores como infraestrutura, construção civil e indústria — alguns dos que mais sofreram entre 2015 e 2018 — devem apresentar bons resultados a partir de agora. Agronegócio, saúde e tecnologia também continuarão a mostrar números positivos. “Esperamos uma alta demanda de profissionais dos mais variados níveis hierárquicos, começando por posições mais operacionais, passando pelos cargos mais estratégicos e chegando ao alto nível executivo, com cadeiras de diretoria e C-Level”, diz o estudo.
 
O levantamento lembra ainda que novas profissões estão nascendo e se desenvolvendo, criando oportunidades para profissionais com conhecimentos em blockchain e inteligência artificial.
 
O estudo diz que as empresas estão criando áreas de inovação, “para se anteciparem às mudanças no mundo, na transição para um negócio mais digital”, escreve Gijs van Delft, diretor do PageGroup Brasil. Assim, profissionais com habilidades do mundo digital devem se favorecer.
 
Confira a seguir os cargos com perspectiva de alta nos salários em cada setor:
 
Engenharia e manufaturas
 
O estudo projeta um aquecimento nas indústrias química, agronegócio e de energia, com foco em questões ambientais. Após um 2018 de cautela, a previsão é de “crescimento mais uniforme e contínuo” neste ano.
 
Salários em alta: Gerente de EHS (ambiental, saúde e segurança), analista e gerente de qualidade e gerente de manutenção
 
Salários em queda: Coordenador e gerente de melhoria contínua
 
Supply chain & operações
 
Antes vistas como áreas reativas aos problemas, ganharam destaque. As empresas buscam “profissionais que estruturem os departamentos, venham com grandes habilidades de negociação e se antecipem”.
 
Salários em alta: Gerente e diretor de compras, gerente de S&OP e gerente de operações
 
Salários em queda: Coordenador de comércio exterior
 
Varejo
 
“A transformação digital acelera e passa pelo e-commerce, pelas formas de pagamento sem intervenção humana e pelo conceito de compras autônomas, além da ascensão dos multicanais e da personalização de produtos e serviços”, indica o estudo. Ganham destaque os cargos que ajudam a melhorar a experiência do cliente.
 
Salários em alta: Gerente de operações, coordenador e gerente de omnichanel, analista de customer experience
 
Salários em queda: Analista de marketing off-line, gerente de marketing off-line, gerente de produto
 
Vendas
 
O setor de vendas, tanto B2B quanto B2C, passou por grandes mudanças. O levantamento do PageGroup indica que, em 2019, as empresas devem se estruturar de acordo com a tecnologia, se preocupando cada vez mais com segurança e compliance.
 
Salários em alta: Analista de desenvolvimento de negócios, gerente de business development, diretor de vendas, gerente de contas
 
Salários em queda: Analista e gerente de contas globais
 
Marketing & digital
 
O perfil de profissional buscado pelas empresas mudou. “Antes, os candidatos mais procurados tinham perfil generalista e formação humanística. Agora, têm habilidades mais analíticas e são especialistas”, diz o estudo. Algumas empresas deixaram de exigir cursos de graduação. Afinal, há novos formatos de ensino que permitem aos profissionais se especializar em novas funções mais rapidamente do que numa escola.
 
Salários em alta: Gerente e analista de performance, gerente de transformação digital, user experience
 
Salários em queda: Gerente de comunicação, gerente e analista de marketing off-line
 
Tecnologia da informação
 
O mercado de TI está aquecido, com aumento do número de vagas para a área de desenvolvimento, especialmente em empresas de e-commerce e em fintechs. O PageGroup espera uma valorização dos profissionais de dados, como analytics, ciência de dados e business intelligence.
 
Salários em alta: Cientista de dados, analista de BI, desenvolvedor backend, frontend e mobile
 
Salários em queda: Analista de suporte e infraestrutura, analista Datasul, desenvolvedor Cobol/Mainframe
 
Jurídico
 
O PageGroup aposta na busca por profissionais especialistas em remessas externas e em compliance. “Muitas empresas estão preocupadas não só com as características técnicas, como também com os valores comportamentais dos candidatos”, diz o estudo.
 
Salários em alta: Advogado contencioso, advogado de compliance, gerente jurídico corporativo
 
Salários em queda: Advogado ambiental, advogado de infraestrutura
 
Saúde & Life Science
 
Em 2018, o PageGroup viu um aumento de 64% no número de posições na área de saúde. Para 2019, a consultoria prevê alta na procura do setor farmacêutico, com o lançamento de novos produtos e a expansão de algumas áreas. “Neste cenário, há um aumento nas vagas no setor de vendas – embora, por ter uma baixa retenção, esta área sempre demande maior esforço de contratação por parte das empresas de saúde”, diz o estudo.
 
Salários em alta: Gerente médico, gerente de qualidade, representante e gerente de vendas e analista de expansão
 
Salários em queda: Analista e assistente de qualidade
 
Financeiro e tributário
 
As empresas devem apostar na estruturação estratégica de seus times financeiros, visando investimentos e um crescimento responsável e efetivo. “A projeção para o setor nos próximos meses é bastante positiva, mesmo que não seja a ideal”, diz o estudo.
 
Salários em alta: Controladoria, gerente de planejamento financeiro, analista de tesouraria e gerente de tesouraria
 
Salários em queda: Assistente de controle de riscos, coordenador de riscos e gerente de risco
 
Seguros
 
Após uma fase de grandes fusões e aquisições em 2018, o setor deve passar por reestruturações importantes no Brasil. “As seguradoras continuam valorizando profissionais criativos, ligados à tecnologia e à otimização de processos”, diz a consultoria.
 
Salários em alta: Cargos diretamente ligados aos setores de sinistros, de subscrição e controladoria
 
Salários em queda: Atuários, cargos diretamente ligados à área comercial
 
Bancos & serviços financeiros
 
O mercado bancário é um dos principais alvos da digitalização. “Os produtos, a forma de contratação dos serviços e sua utilização não são mais os mesmos”, diz o estudo. As exigências aos profissionais da área também mudaram. “Busca-se uma mentalidade mais direcionada ao negócio. Conhecimer produtos inovadores e inteligência artificial aplicada aos negócios é fundamental para avançar na carreira”, diz o PageGroup.
 
Salários em alta: Analistas e executivos de vendas online, analista de investimentos, gerente de parcerias e canais, gerente de captação – asset management
 
Salários em queda: Gerente de contas – agência física
 
Recursos humanos
 
Com expectativa de maior crescimento econômico no Brasil, as posições voltadas ao setor de RH devem aumentar – afinal, as empresas devem investir (e contratar) mais ao longo do ano. “Os profissionais de 2019 estarão mais voltados a planejamentos estratégicos e planos de negócios”, diz o relatório.
 
Salários em alta: Aquisição de talentos, employer branding e business partner
 
Salários em queda: Analista de comunicação interna
 
Imobiliário & construção
 
Um dos setores que mais sofreu entre 2015 e 2018 foi o da construção civil. “Apesar da perspectiva de melhora nos próximos meses, o volume de projetos em andamento ainda não é relevante”, diz a consultoria.
 
Salários em alta: Gerente comercial, analista e gerente de novos negócios/expansão, gerente e diretor de projetos/contratos
 
Salários em queda: Cargos diretamente ligados à construção e administração de novos shopping centers
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe