Tecnologia ameaça metade dos empregos no país. Veja as profissões que podem ser afetadas

Fonte: Extra

Um estudo de pesquisadores da Universidade Harvard, nos EUA, mostra que pouco mais da metade dos trabalhadores brasileiros correm o risco de perder o emprego para a tecnologia nos próximos anos. Isso desafia o país a preparar melhor seus trabalhadores para desenvolver habilidades que as máquinas não têm.

A pesquisa estima que 44,5 milhões de profissionais dos setores formal e informal, ou 53% da força de trabalho do país, estão em ocupações com 70% de chance ou mais de serem automatizadas nas próximas décadas com o uso de técnicas já existentes ou tecnologias em desenvolvimento, como é o caso de carros autônomos.

Os autores do estudo analisaram 373 ocupações. Saiba em quais delas o risco de substituição do homem pela máquina é maior, como o mercado de trabalho vai mudar nos próximos anos e quais as oportunidades que a indústria 4.0 vai criar na reportagem exclusiva para assinantes do Globo.