Notícias

Deputada faz gestões em Brasília para impedir a liquidação do Portus

Fonte: FalaSantos
 
 
Preocupada com a crescente ameaça de liquidação do Instituto de Seguridade Social Portus, o fundo de pensão dos portuários vinculados às administradoras portuárias públicas, a deputada federal (PSB-SP) Rosana Valle se reunirá na próxima terça-feira (27) com a diretoria da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). 
 
Solicitado pela parlamentar em caráter de urgência, o encontro será realizado na sede da autarquia, em Brasília, e terá como pauta a situação pré-falimentar do Portus, entidade composta por aproximadamente 10 mil participantes em todo o país, entre ativos, pensionistas e assistidos, dos quais cerca de 5 mil ligados à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). 
 
Órgão responsável pela intervenção federal no fundo de pensão dos portuários ligados às companhias docas, desde agosto de 2011, a Previc poderá decretar a liquidação do Portus a qualquer momento em razão do crescente passivo financeiro da entidade, atualmente estimado em R$ 3,7 bilhões.
 
"Pedi o encontro porque entendo que antes de se falar em liquidação temos que discutir exaustivamente todas as possibilidades que apontem para uma necessária recuperação financeira do fundo e dessa forma evitar qualquer desfecho que seja prejudicial aos doqueiros ativos, inativos e seus respectivos familiares", afirmou a deputada.
 
Sabedora que as decisões sobre o Portus também estão sob jurisdição de outros órgãos federais, para tratar do delicado tema a parlamentar também requereu reunião na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), importante braço do Ministério da Economia que atua sobre as empresas em que a União, direta ou indiretamente, detém a maioria do capital social com direito a voto nas companhias públicas, inclusive as de economia mista, como a Codesp, que administra o Porto de Santos.
 
Isto porque, a SEST é responsável não apenas pela criação de novos fundos previdenciários como também pela migração entre fundos, alternativas que já estão sendo cogitadas pela direção da Autoridade Portuária de Santos e lideranças sindicais representativas dos empregados da Codesp. "Se essas possibilidades existem e são viáveis, sobretudo diante de um cenário que a cada dia se revela mais desfavorável para os trabalhadores, temos que considerar, discutir e ver o que é preciso para sua consolidação o quanto antes", disse Rosana. 
 
Além disso, com a mesma urgência e finalidade, a deputada pessebista encaminhou ofício para Secretaria do Tesouro Nacional (STN), onde pretende pleitear a colaboração do órgão para a manutenção do fundo. "Não podemos esquecer que a dívida do Portus é significativa e boa parte dela foi contraída pelo próprio Governo Federal a partir da trágica extinção da Portobrás, medida equivocada que deu início à essa interminável novela, e por tal impõe ao Executivo um providencial aporte financeiro objetivando a subsistência do instituto". A Portobrás (Empresa de Portos do Brasil S/A) foi encerrada pelo Governo Collor, em março de 1990. 
 
Na liderança do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), entidade representativa majoritária entre os empregados da Codesp, o presidente Everandy Cirino dos Santos destacou o apoio da parlamentar. "Desde que assumiu o mandato a deputada vem prestando total apoio aos trabalhadores, sobretudo nessa difícil questão do Portus, mantendo contatos frequentes conosco e participando de reuniões aqui no Sindaport, na Codesp, além de prefeituras ligadas ao Porto e outros palcos. Suas intervenções em favor da categoria junto aos ministérios da Infraestrutura, da Economia e demais órgãos federais em Brasília têm sido de vital importância para nós. É uma parceira dos trabalhadores", explicou o sindicalista, que acompanhará Rosana Valle no encontro da Previc.
 
Presidente da Frente Parlamentar Mista Para o Futuro do Porto de Santos, criada através de sua iniciativa, e membro da Comissão de Viação e Transportes, ambas no âmbito do Senado Federal, a deputada é autora de vários projetos de lei, dentre eles o que restabelece o poder deliberativo do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), e o que requer a extensão dos benefícios do Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto) aos Recintos Especiais para o Despacho Aduaneiro de Exportação (REDEX) e aos terminais retroportuários que movimentam contêineres vazios.
 
A descentralização da gestão do complexo santista, o reaproveitamento dos portuários que perderam seus postos de trabalho nas empresas dos grupos Rodrimar e Libra Terminais, a ligação entre Santos e Guarujá, a atuação do Órgão Gestor de Mão de Obra local na gestão e qualificação profissional dos trabalhadores do setor, a restauração dos armazéns do Valongo e a expansão do complexo portuário santista, a redestinação dos valores das outorgas de áreas arrendadas em favor das cidades portuárias, dentre outros assuntos, além do Portus, são pautas permanente da deputada federal Rosana Valle. 
 

  • 01
  • 01
  • 01

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (3)

antonio carlos paes alves
Data: 23/08/2019 - 09h55
Vamos deixar de ficar mendigando favores ao governo federal. Nosso único trunfo, a melhor carta na manga que temos, é que a CODESP não poderá colocar suas ações em bolsa de valores e ser privatizada enquanto não solucionar o problema do PORTUS. Então, caros companheiros portuários, não se encantem com cantos de sereias e não renunciem a seus direitos sem lutar.
José Arnaldo Santos
Data: 23/08/2019 - 09h01
Situação PORTUS, o Ex deputado Federal João Paulo Papa, foi um dos políticos que mais se interessou e fez gestões junto ao GF no sentido manter o PORTUS com seus compromissos pagando seus assistidos. Infelizmente, não foi reeleito. Entendo que a Deputada Federal deveria ter conhecimento do trabalho feito, em 2007, por técnicos da Codesp, o que certamente daria um norte para que ela tivesse conhecimento pleno da origem dessa situação caótica do nosso Instituto de Seguridade, e poder interagir em favor dele.
LUIS CARLOS PIRES GONÇALVES
Data: 22/08/2019 - 07h07
Que DEUS abençoe e proteja a ilustríssima Deputada Federal Rosana Valle em seu trabalho de se cobrar as dividas do governo federal (gestões anteriores) com o Instituto PORTUS e com isso dê um pouco de tranquilidade para seus assistidos, pensionistas e participantes do fundo de pensão que com certeza honraram com suas cotas partes durante décadas.

Compartilhe