Notícias

Com MP da Liberdade Econômica, vou ter de trabalhar três domingos para folgar um?

Fonte: O Estado de S. Paulo
 
Texto-base da medida provisória aprovada na Câmara não diz que é obrigatório, mas fica aberta essa possibilidade
 
A Câmara aprovou o texto-base da Medida Provisória da Liberdade Econômica na terça-feira, 13, depois que o projeto original foi enxugado, para retirar pontos polêmicos, principalmente relacionados a questões trabalhistas.
 
A última versão manteve a permissão de trabalho aos domingos e feriados e estabelece que os empregadores terão de permitir o descanso dos trabalhadores aos domingos pelo menos uma vez a cada quatro semanas. A mudança foi feita depois de o Estadão/Broadcast mostrar que a MP havia previsto o descanso neste dia obrigatoriamente apenas a cada sete semanas.
 
Vou ter de trabalhar três domingos para folgar um?
 
Não é obrigatório, mas pode acontecer. O texto aprovado pelos deputados não diz que é obrigatório trabalhar três domingos para ter direito a folgar em um. Mas é aberta a possibilidade para que isso aconteça. 
 
Da forma como foi aprovado, o texto diz que se o empregado trabalhar no domingo ou feriado, ele terá direito a folgar em outro dia da semana. Se isso não acontecer, ele terá direito à remuneração em dobro pelo domingo ou feriado trabalhado. O texto impede, porém, que o empregado trabalhe em quatro domingos seguidos.
 
Hoje, a lei permite que os comerciários trabalhem aos domingos, com direito a uma folga no domingo a cada três semanas.
 
A MP também passa a permitir que qualquer estabelecimento funcione em qualquer dia da semana, desde que respeite normas ambientais, trabalhistas e de vizinhança. No caso dos bancos, será permitido que eles abram nos sábados.
 
Hoje, a lei diz que o funcionamento dos estabelecimentos em domingos e feriados só é permitido em caso de conveniência pública ou necessidade imperiosa.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe