Notícias

Reajuste para aposentados deve ser o mesmo do salário mínimo, diz Bolsonaro

Fonte: Poder 360
 
Alta deve ser pela inflação em 2020. Governo ainda não decidiu política.
 
O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado (10.ago.2019) que as aposentadorias devem ser reajustadas de acordo com o salário mínimo. Na legislação atual, apenas as aposentadorias de valor equivalente ao mínimo tem esta vinculação.
 
“Eu pretendo é que o aposentado siga o mesmo porcentual, no mínimo. Não podemos deixar cada vez mais o aposentado para trás. Isso é o que eu tenho a falar. No tocante a números, tem que conversar com a equipe econômica”, disse a jornalistas ao sair do Palácio da Alvorada para ir à Marcha para Jesus em Brasília (DF).
 
Ele havia sido questionado sobre qual será a política de reajuste do salário mínimo de seu governo. Desde 2011 vigorava lei aprovada no governo da ex-presidente Dilma Rousseff que estabelecia a correção do salário com base na soma do INPC do ano anterior com a variação do PIB (Produto Interno Bruto) de 2 anos antes. Essa regra perdeu validade em 2019.
 
Na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2020 aprovada na última 5ª feira (8.ago.2018) na CMO (Comissão Mista de Orçamento) estabeleceu-se que o salário mínimo será de R$ 1.040 no ano que vem. O valor proposto pelo governo e mantido pelo relator considera apenas o reajuste pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), ou seja, não traz ganho real.
 
A LDO ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional. Em relação à nova política para reajuste do salário mínimo, o governo ainda não apresentou uma proposta.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe