Notícias

Especialistas afirmam que a tendência do mercado de trabalho do Porto é melhorar

Fonte: A Tribuna On-line
 
Profissionais de RH preveem reaquecimento na oferta de serviços para o ano de 2020
 
Licitações de novos terminais portuários, a retomada da economia e o aumento da confiança dos empresários estão entre os fatores que devem impulsionar contratações no Porto de Santos. A opinião é de especialistas em Recursos Humanos (RH) que atuam no setor.  
 
O tema foi discutido na estreia do Fórum Porto & Mar, nesta segunda (29). O programa de entrevistas e debates, semanal, é transmitido sempre às segundas-feiras, às 15 horas, ao vivo, na página do Grupo Tribuna na rede social Facebook.  
 
Na primeira edição, estavam presentes a gerente de Recursos Humanos da ADM do Brasil (companhia que conta com um terminal no cais santista), Viviane Navarro, e a diretora do Espaço Santista de Recursos Humanos, Andréa Marques.  
 
“A tendência é que, cada vez mais, as empresas invistam no desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, surgem novas oportunidades no mercado de trabalho. Neste ano, a tendência é que o mercado fique mais ponderado, receoso, por todas as mudanças. O mercado não está muito certo quanto ao cenário econômico-político, mas em 2020 a tendência é melhorar”, destacou Viviane.  
 
Para a gerente de RH, a expectativa de implantação de um novo terminal de celulose na Ponta da Praia é um dos sinais positivos para o setor. Mas, até que isso se concretize, a palavra de ordem é planejamento.  
 
Investir em qualificação profissional e estar atento às novas oportunidades é fundamental, segundo a especialista em RH. “É preciso saber que, cada vez mais, os profissionais são multifuncionais, sim, e a gente tem que estar aberto para o novo”.  
 
Para a diretora da Espaço Santista, é fundamental monitorar as oportunidades abertas por terminais e armadoras na região. Ela também prevê a abertura de novas vagas nos próximos meses e destaca que os candidatos devem saber quais os requisitos necessários para a contratação.  
 
“A gente fez abertura de vários terminais há vários anos e eu vi toda as mudanças e o desenvolvimento desse Porto. Infelizmente, a gente consegue mais profissionais capacitados em relação às competências em São Paulo. Muitas vezes, elas não têm experiência em Porto. Por isso, é importante conhecimento, networking, atualização”, destacou Andréa Marques.  
 
Entre as competências que dificilmente são encontradas em profissionais da região estão o domínio de um segundo idioma. “Inglês é fundamental. Faculdade é importante para cargos de gestão, mas cursos específicos para atuar em máquinas são bem-vindos e muito bem remunerados (no setor operacional). É importante focar no que quer, investir e buscar a qualificação”.  
 
Competências pessoais 
 
Além de investir na formação profissional, as competências pessoais são fatores que devem ser lembrados pelos profissionais. Flexibilidade, inteligência emocional e honestidade são características determinantes na hora da contratação.  
 
Até as redes sociais são aliadas para garantir uma vaga no mercado. Mas deve se ficar atento porque elas podem afastar um candidato da empresa.  
 
Hoje, as páginas pessoais são verificadas durante o processo seletivo. Evitar posicionamentos políticos, polêmicas ou publicações de fotos com bebidas alcoólicas estão entre as principais recomendações. Já para se atualizar e ficar por dentro de todas as novidades do mundo corporativo, a rede social Linkedin, com perfil mais profissional, pode ser uma boa ferramenta aos candidatos, destacam Viviane Navarro e Andrea Marques.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe