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8 em cada 10 que assinaram acordo de planos econômicos ainda não receberam o dinheiro

Fonte: Valor Econômico
 
Faltam 8 meses para o prazo final de pagamento das indenizações relacionadas a perdas no rendimento das cadernetas de poupança entre os anos de 1987 e 1991


 
Oito em cada dez consumidores (79%) que assinaram o acordo de planos econômicos, entre os associados do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), ainda não receberam sua indenização. Faltam oito meses para o prazo final de pagamento.
 
O acordo foi homologado em maio de 2018 e tem como objetivo a resolução dos processos sobre as perdas no rendimento das cadernetas de poupança entre os anos de 1987 e 1991.
 
O Itaú foi o que mais ressarciu consumidores até agora, entre os associados do Idec. O banco depositou o dinheiro para 35% dos poupadores, seguido pela Caixa, que pagou 29%. Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Safra pagaram menos de 10% dos consumidores.
 
“Num momento em que tanto se fala sobre impulsionar a economia do país, seria muito importante efetivar os pagamentos desse acordo e finalizar, de uma vez por todas, a dívida com os consumidores para que desfrutem do dinheiro que é seu por direito”, ressalta o advogado do Idec, Walter Moura.
 
Em seu site, o Idec divulgou um ranking sobre o relacionamento com as instituições bancárias e o andamento das negociações e pagamento do acordo dos planos econômicos.
 
O acordo prevê o ressarcimento a todos os poupadores, independentemente de vínculo com as associações signatárias, prejudicados pelos Plano Bresser, Verão ou Collor II que ingressaram na Justiça com ações individuais ou que executaram sentenças de ações civis públicas ou coletivas dentro dos prazos legais.
 
O que dizem os bancos
 
O Valor Investe entrou em contato com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e com os bancos citados pelo Idec.
 
A Febraban diz que continua com a firme expectativa de que seja possível ampliar de forma substancial a adesão aos acordos dos planos econômicos por parte dos poupadores. "A Federação e os bancos vem se empenhando nesse sentido, em cooperação com as partes envolvidas, incluindo o Idec", afirma.
 
Até a manhã da última sexta-feira (26), 171.185 pessoas haviam se cadastrado na plataforma eletrônica para adesão ao acordo, segundo a Febraban. Deste total, cerca de 50% dos poupadores iniciaram o cadastramento, mas ainda não concluíram o processo, 41.550 pessoas já receberam os valores devidos, 5.712 casos estão em análise pelos bancos e 2.297 já foram analisados pelas instituições financeiras, faltando apenas o aceite por parte dos clientes.
 
Até maio, 18.023 acordos foram fechados em mutirões realizados em vários estados e contato direto feito pelo banco com poupadores e advogados.
 
O banco Itaú afirma que "está trabalhando incansavelmente para honrar o compromisso assumido". A instituição diz que "foi a primeira a efetuar pagamentos à vista para seus clientes e que facilitou o processo de adesão, reduzindo os documentos necessários e realizando o pagamento em até 2 dias".
 
A Caixa afirma que "está atendendo de forma proativa os pedidos de adesão dos poupadores, respeitando as condições e os prazos previstos".
 
O Bradesco afirma que "vem trabalhando intensamente para a solução de todos os processos elegíveis para o acordo". O banco diz que 100% dos casos retornados pelo Idec, com aceite de seus associados, já foram pagos.
 

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