Notícias

Ford inicia processo de demissão de trabalhadores em São Bernardo

Fonte: Valor Econômico
 
Cinco meses depois de anunciar o fechamento da fábrica em São Bernardo do Campo, a Ford faz este mês o primeiro desligamento maciço de trabalhadores da unidade.
 
Com o fim da produção do automóvel que era fabricado naquela unidade, o Fiesta, 750 empregados deixarão a fábrica em julho, segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. 
 
Segundo a entidade, já saíram também outros 280 que estavam em processo de aposentadoria ou sem interesse em permanecer.
 
Restam 1,7 mil empregados. Uma parte deles está envolvida na produção de caminhões, que será encerrada em 31 de outubro. Esse grupo inclui o pessoal da área administrativa.
 
Segundo a empresa informou quando anunciou o fechamento da unidade, em fevereiro, uma parte dos mensalistas continuará na empresa depois do fechamento da fábrica de São Bernardo. Consultada, a empresa informou que está seguindo o cronograma de desligamento acertado com o sindicato.
 
Em abril, a direção da Ford e do sindicato negociaram um pacote de indenizações que foi aprovado pelos funcionários por meio de votação em assembleia.
 
Foram acertados dois tipos de indenizações. O trabalhador que aceitasse deixar a fábrica receberia dois salários por ano de trabalho. Quem preferisse esperar para participar do processo de seleção de pessoal numa eventual venda da fábrica para outra empresa receberia 1,5 salário por ano de casa.
 
Muitos trabalhadores começaram a ter esperanças de manter o emprego em nova empresa quando o governo do Estado de São Paulo apresentou-se como intermediário de negociações que estariam em curso com dois interessados.
 
Um deles seria o grupo Caoa, do empresário Carlos Alberto Oliveira Andrade, que produz veículos Hyundai e Chery no país. Mas as negociações não foram adiante.
 
Agora, quando começa a ficar claro que não existem mais interessados na fábrica do ABC, o sindicato informa que pretende negociar com a Ford para que todos os funcionários recebam o pacote de indenização mais vantajoso.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe