Notícias

Queda de comércio com EUA afeta exportações brasileiras

Fonte: Agência Brasil
 
No mês de junho, em comparação com o mesmo período do ano passado, recuo foi de 10,4%. Dados são do Índice de Comércio Exterior (Icomex)
 
As exportações brasileiras recuaram 10,4%, em valor, na comparação de junho deste ano com o mesmo período do ano passado. No acumulado do primeiro semestre, a queda chegou a 3,5%.
 
Os dados são do Índice de Comércio Exterior (Icomex) da Fundação Getulio Vargas (FGV).
 
De acordo com a FGV, o resultado foi puxado pela queda nas exportações para os principais parceiros do país: Estados Unidos, China e Argentina. No caso do nosso vizinho sul-americano, o recuo das vendas brasileiras é explicado pela crise econômica naquele país.
 
No caso da China, que é destino de 26% das nossas exportações, a queda do valor exportado em junho foi 4,1%. Segundo a FGV, houve uma queda de 3,7% no volume exportado e de 1,9% no preço desses produtos.
 
No caso dos Estados Unidos, houve uma queda de 12,2% no valor exportado em junho, depois de um crescimento no mês anterior. O preço dos produtos exportados para o mercado norte-americano caiu 10,6% e o volume, 1,6%.
 
Apesar da queda do valor exportado para outros países, a balança comercial brasileira conseguiu fechar o mês com um saldo positivo de 5 bilhões de dólares e o semestre, com superávit e 26 bilhões.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe