Aeroporto do Guarujá deve gerar 16 mil postos de trabalho

Fonte: Costa Norte

Licitação foi lançada nesta quarta (26) pelo prefeito Suman. Expectativa é receber os primeiros passageiros até junho de 2020.

A luta do Prefeito Válter Suman do Guarujá e sua equipe para iniciar as operações de um aeroporto metropolitano da Baixada Santista esta próxima da vitória. A prefeitura do Guarujá abriu nesta quarta-feria (26) o processo licitatório de construção e operação do Aeroporto Civil Metropolitano com investimento estimado em R$ 70 milhões.  A estimativa é que a concorrência leve 100 dias para estar concluída, e a partir da homologação do vencedor, de 8 a 10 meses de obras. Num cenário positivo, entra em operação no primeiro semestre de 2020.

A concessão será por um período de 28 anos. De acordo com a Secretaria Nacional de Aviação Civil o futuro concessionário investirá R$ 15,6 milhões, para adaptação do aeroporto militar que receberá um terminal provisório, píer de embarcação para receber o movimento de passageiro dos Cruzeiros Marítimos entre outras melhorias e adaptações e, outros R$ 37,7 milhões na construção de um terminal definitivo.

Estudos de viabilidade econômica  indicam que o espaço tem capacidade para atingir 1.150.000 passageiros até último ano da concessão. Apenas nos primeiros 12 meses de operação, estima-se uma movimentação de 80 mil pessoas. Levantamento preliminar feito pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) cita que em uma década de operação o espaço deve gerar 16 mil postos de trabalhos direitos e indiretos.

A abertura da licitação foi tema de debate no Programa Opinião 2.0 desta quarta feira apresentado por Beto Zaidan com os comentários do Jornalista Alê Morales e do convidado especial, vereador Eduardo Pereira de Bertioga.