Notícias

Porto de Suape e Autoridade do Canal do Panamá assinam acordo de cooperação

Fonte: Portos e Navios
 
O governo de Pernambuco, por meio do Complexo Industrial Portuário de Suape, assinou um acordo de cooperação técnica com a Autoridade do Canal do Panamá (ACP) na última sexta-feira (21), na Cidade do Panamá, para aumentar o nível de desenvolvimento e atrair maiores oportunidades para o Porto de Suape. Participaram do ato o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, o presidente de Suape, Leonardo Cerquinho, e o diretor de Planejamento e Gestão de Suape, Francisco Martins. O documento que será assinado prevê uma aliança de cooperação para alcançar objetivos comuns.
 
“Estamos buscando parceiros internacionais que tenham operações com grandes portos e grandes armadores. O Canal do Panamá é um deles, onde pretendemos fazer uma sinergia muito boa, tendo em vista a conexão que ele faz entre o Pacífico e costa leste da América do Sul. Então, vamos atrás desses parceiros para o Porto de Suape e para Pernambuco, mostrando todo o nosso potencial”, comentou o secretário.
 
“O acordo com o Canal do Panamá será muito positivo para o Porto de Suape, pois vai viabilizar novas rotas marítimas internacionais, vislumbrando o nosso segundo terminal de contêineres. Isso se refletirá em aumento na movimentação de cargas e incremento nos negócios do porto”, explicou Leonardo Cerquinho.
 
A expansão do canal foi inaugurada em 26 de junho de 2016 e, desde então, houve um impacto nos padrões de negócios em todo o mundo. O alargamento do Canal mudou a navegação pelas rotas internacionais que ligam o Pacífico, o Atlântico e o Golfo do México, alterando a lógica do tráfego marítimo e atingindo os mercados nas Américas Central e do Sul. Nesse contexto, o Porto de Suape tem um enorme potencial para se consolidar como um hub port, não só pela localização como pela infraestrutura que possui, atraindo as cargas de grandes navios da Ásia que passam pelo Canal.   
 
No acordo, que terá validade de dois anos, as partes se comprometem a empreender iniciativas conjuntas como esforços de mercado para a propagação dos benefícios resultantes da expansão do canal e da interconexão que oferece a localização estratégica do Porto de Suape na rota marítima. Também prevê o intercâmbio de informações no desenvolvimento de estratégias de comercialização; realização de estudos conjuntos sobre áreas de interesses; partilha de informações sobre melhorias e/ou esforços de modernização com objetivo de aumentar a demanda ou evolução dos serviços de transporte; além de poderem compartilhar experiências de sustentabilidade.
 
Nesta terça-feira (25), o grupo pernambucano fará uma visita aos três maiores terminais de contêineres do Canal do Panamá com o objetivo de divulgar o Tecon 2 de Suape. Pela manhã, está prevista uma ida às instalações do Terminal Internacional de Manzanillo, que é um dos principais portos de transbordo da região e operado pela SSA Marine. No início da tarde, será realizada uma visita ao Porto de Balboa (Panama Ports Company), no lado do Pacífico. A PPC é uma subsidiária da Hutchinson Ports, administradora dos portos de Cristóbal e Balboa, localizada nas duas extremidades do Canal, servindo como uma rede de distribuição para as rotas comerciais do Atlântico e do Pacífico.
 
A programação será encerrada com uma ida às instalações da PSA Panamá, no Porto de Rodman. A PSA Panamá opera desde 2010 e é uma subsidiária da PSA International, um dos principais grupos portuários do mundo, com participação em cerca de 40 terminais em 16 países da Ásia, Europa e Américas.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe