Notícias

Corpus Christi, o que é e porque não é feriado em todo o Brasil?

Fonte: Costa Norte
 
Comemoração litúrgica católica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade
 
O Corpus Christi, traduzido do latim como Corpo de Cristo, é uma comemoração litúrgica católica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Para o catolicismo, esta é uma celebração à eucaristia, relacionada a consagração do pão e do vinho, que representam o corpo e o sangue de Jesus. 
 
A data não é instituída como feriado em todo o país por ser facultativo, ou seja, cada cidade decide se quer ou não aderir, por lei municipal. No caso de ponto facultativo, as instituições de ensino ou empresas que cedem a data, o devem fazer por acordo, para compensação de horas. 
 
Em Ilhabela, por exemplo, será feriado na data e, no dia 21, ponto facultativo. Por isso, não haverá expediente nas repartições públicas municipais. A prefeitura informou que os serviços essenciais como Hospital Municipal, coleta de lixo e limpeza urbana funcionarão normalmente. As creches funcionarão em regime de plantão, organizado pela Secretaria de Educação.
 
A Concessionária Tamoios, responsável pela rodovia dos Tamoios, informou também que implantará operação especial a partir desta quarta-feira, 19. A partir das 13 horas, será implantada uma faixa adicional no trecho de Serra (do km 67 ao km 81), que atenderá ao aumento de demanda no sentido litoral. Cerca de 95 mil veículos devem trafegar pela rodovia durante o feriado.
 
Em Bertioga não será feriado.
 

Imprimir Indicar Comentar

Comentários (0)

Compartilhe