Aumento de receita e redução de custos levam Autoridade Portuária a lucrar R$ 68 milhões no quadrimestre

Fonte: AssCom Codesp

Resultado foi o melhor dos últimos 18 anos

A Autoridade Portuária de Santos (Codesp) encerrou o primeiro quadrimestre de 2019 com um resultado positivo de R$ 68,139 milhões. O desempenho é muito superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando a Companhia teve um resultado positivo de apenas R$ 1,238 milhão. É o melhor resultado do quadrimestre dos últimos 18 anos (período disponível para comparação). O balancete foi publicado nesta terça-feira (28/05) no Diário Oficial da União.

O resultado é decorrente da combinação entre aumento da receita líquida, que chegou a R$ 317 milhões no quadrimestre, alta de 16,5% na base anual, e redução de custos promovida este ano pela direção da empresa.

A expectativa da Autoridade Portuária de Santos é manter a saúde financeira da empresa e buscar oportunidades de negócios que serão oferecidas ao mercado, como as concessões de serviços de infraestrutura e novos leilões para arrendamento de áreas, junto a investidores nacionais e internacionais.

Ao mesmo tempo, a Companhia pretende continuar com o rígido controle de custos e revisão dos contratos, pois precisa ampliar a geração de caixa para fazer frente às novas obrigações que irá assumir, tais como a dragagem e possíveis desembolsos com o Portus (a previdência complementar dos funcionários da companhia).

“Em função dessas despesas e de possível constituição de PDD [Provisão de Devedores Duvidosos], é provável que o desempenho nos próximos meses seja afetado, não sendo tão expressivo quanto o do primeiro quadrimestre”, afirmou o diretor da Administração e Finanças da Autoridade Portuária, Fernando Biral.